Bolsa Família: confira o calendário de pesagem da segunda vigência 2019

As famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família devem ficar atentas ao cumprimento do cronograma de acompanhamento obrigatório do segundo semestre de 2019. Os beneficiários têm até o dia 31 de dezembro para comparecer às unidades de saúde.

Quem recebe o benefício do Bolsa Família deve cumprir os prazos determinados pelo programa a cada seis meses. Caso isso não aconteça, o benefício é bloqueado ou suspenso.

As famílias beneficiárias devem procurar a unidade mais próxima de sua residência, munidos dos documentos necessários. São eles: cartão de vacina, cartão de gestante (para as gestantes) e documento com foto.

O acompanhamento na saúde consiste no acompanhamento do desenvolvimento e crescimento, realização do pré-natal e avaliação da cobertura vacinal.

Em Cariacica, para a segunda vigência de 2019, a quantidade de beneficiários do Programa Bolsa Família com perfil para acompanhamento de saúde é de 43.093 indivíduos. Destes, 13.512 são crianças.

Confira o calendário de acompanhamento

Critérios

A pesagem do Bolsa Família é realizada de segunda a sexta-feira em diversas unidades de saúde. Além das próprias unidades de saúde, a divulgação do calendário é feita constantemente nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e em unidades de ensino.

É necessário pesar toda a família, estar com a vacina em dia e, em caso de gestantes, é necessário o acompanhamento pré-natal. Caso o acompanhamento não ultrapasse 30% das famílias beneficiárias, o município deixa de receber o recurso federal, repassado por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) para investimentos na Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. O recurso visa a melhoria no atendimento e acompanhamento das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Para receber a transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza é preciso ter compromissos com a Educação, a Assistência Social e a Saúde. Caso a pessoa não cumpra, o benefício pode ser bloqueado ou suspenso. Para atender as exigências é simples: na Educação, é preciso ter regularidade na frequência escolar e, na Assistência Social, é preciso manter o cadastro atualizado a cada um ano e meio.

Já na Saúde, é necessário ir até a unidade de saúde mais próxima de casa para procedimentos como: pesagem, vacinação em dia e acompanhamento de pré-natal pelo menos duas vezes ao ano, sendo uma vez a cada semestre. Para que isso aconteça, é necessário apresentar os seguintes documentos: cartão do Bolsa família, cartão de vacina (para crianças de até 9 anos), cartão da gestante (para gestantes) e documento pessoal com foto do responsável familiar. Portanto, o beneficiário que ainda não cumpriu esse compromisso, deverá buscar o serviço de saúde mais próximo de sua residência.