Equipes de saúde fazem atendimentos nos abrigos

O reforço nos atendimentos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) começaram ainda no fim de semana, e permanecem ao longo dos dias chuvosos. De acordo com a Semus, as unidades de saúde estão em alerta para os atendimentos direcionados às pessoas que sofreram com o impacto das chuvas. As unidades funcionam de 7h às 16h.

Até esta segunda-feira (18), eram dois abrigos, um no bairro Novo Horizonte e outro em Vila Rica. Para esses dois locais, a Semus disponibilizou duas equipes de Estratégia da Saúde da Família, remanejadas das unidades de Novo Brasil e Oriente, respectivamente.

As equipes são compostas por enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, que realizam os primeiros atendimentos às famílias desalojadas e caso necessário, encaminham o cidadão às unidades de saúde mais próxima.

Além dos profissionais da Estratégia da Família, agentes de endemias da Vigilância Epidemiológica também visitaram os abrigos. O objetivo é orientar o cidadão na prevenção contra doenças como a leptospirose. Nos dois abrigos também foram distribuídos 1% de hipoclorito, que auxilia nas higienização dos alimentos e água de beber.

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária, Polyanna Moraes Vieira, os atendimentos vão permanecer ao longo da semana. “As equipes de saúde estão realizando as visitas nos abrigos desde o fim de semana. À medida que houver a necessidade dos atendimentos, vamos disponibilizar essas equipes”, destaca.

Com o fechamento do abrigo de Vila Rica, a partir desta terça (19), os atendimentos se concentram nos abrigos de Novo Horizonte: ao todo são nove desalojados no abrigo na igreja Católica e 22 no abrigo na igreja Assembleia de Deus, ambas no bairro.

Com relação às doações, as famílias estão precisando de: água, mobiliário, material de higiene pessoal, material de limpeza roupa de cama e banho. O local para a entrega de doações é: Banco de Alimentos Josué de Castro Rua Valfredo Ferreira Paiva, 82 – Rosa da Penha, após o Supermercado Porto Novo. O funcionamento é de 8h às 16h.