Lançamento do Código de Ética e Integridade é destaque no Vl Seminário Municipal de Combate à Corrupção

A palavra corrupção nunca foi tão recorrente nos noticiários e mídias sociais quanto nos últimos anos. Esse foi o tema central debatido no  Vl Seminário Municipal de Combate à Corrupção – “A Integridade e o Combate à Corrupção”, que aconteceu nesta segunda-feira (11), no auditório da Faculdade Faesa, em Cariacica.


Em busca por uma administração pública cada vez mais transparente, a Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Controle e Transparência (Semcont), reuniu servidores, empresários e representantes de órgãos controladores como Ministério Público e Controladoria Geral da União (CGU), além do vice-prefeito da cidade, Nilton Basílio Teixeira, a fim de lançar e apresentar o Programa de Integridade do município de Cariacica.


“Transparência é a palavra-chave. Pela segunda vez consecutiva, o município de Cariacica, foi eleito pelo Tribunal de Contas do Estado, o município com melhor controle interno e transparência do estado do Espirito Santo. O fruto desse trabalho desenvolvido pelos nossos servidores rendeu ao nosso prefeito, Juninho, e ao secretario Eliezer Soares (Semcont) o convite de Moçambique, para que eles possam levar para lá as ferramentas que ajudaram a desenvolver esse trabalho em nosso município”, enfatizou o vice-prefeito.


Além da apresentação do Código de Ética e Integridade, o encontro teve ainda o objetivo de discutir ações direcionadas à fiscalização da gestão pública, identificação e gerenciamento de riscos, transparência, além da mudança de cultura da população perante o assunto. O Código de Ética e Integridade é direcionado a todos os agentes públicos do Poder Executivo Municipal, servindo como referência na atuação pessoal e profissional.


O secretário de Controle e Transparência, Eliezer Soares, destacou a importância do novo instrumento para a cidade de Cariacica. “É uma ferramenta que vem para nos ajudar a corroborar todas as outras que já existem no poder público do município. Ela vai servir para direcionar os servidores e suas respectivas condutas, e também naquilo que eles tiverem dúvidas. Pensamos em um código com uma linguagem mais simples, com fácil entendimento. Definitivamente, o Código de Ética vem para oxigenar a administração do município, dar mais transparência e prestar melhores serviços para população. É mais uma ferramenta em prol do interesse público”.


A procuradora e especialista no tema, Flávia Marchezini, ressaltou a importância de promover e aperfeiçoar a transparência, a prevenção e o combate a corrupção com a participação social. “A corrupção suprime a esperança dos povos, é um efeito nefasto para a população. As pessoas deixam de acreditar em qualquer possibilidade de mudança. Precisamos diante de todas essas propostas, os novos código de ética, das novas politicas de compliance que estão sendo adequada a administração pública, estar preparados pare esta mudança. É um desafio, mas todos nós como sociedade, só temos a ganhar. Estou admirada com o trabalho feito em Cariacica”.


Ela ainda frisou que a inclusão passou a ser algo essencial na administração pública. “Não há como falar em melhores práticas de gestão, sem falar da disponibilização da igualdade de oportunidades, diversidade e inclusão. Muitos estudos mostram que quanto mais diverso, mais rico e criativo é o ambiente de trabalho. Ambientes diversos, com diversas mentalidades e experiência, conseguem resolver melhor as possibilidades de risco de crise. A diversidade se mostra mais eficiente”, finalizou.


Também participaram do Seminário, Diélson Cláudio dos Santos, auditor federal de finanças e controle da Controladoria Geral da União (CGU), Glauco Ferreira Soares, superintendente da Controladoria Regional da União no Estado do Espírito Santo (CGU), e Eliezer Siqueira de Sousa, ouvidor-geral do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES).



CÓDIGO DE ÉTICA E INTEGRIDADE DO MUNICIPIO DE CARIACICA


A busca por uma administração pública cada vez mais transparente exige a incorporação de princípios e valores éticos e de integridade essenciais ao cumprimento da missão institucional que lhe é confiada pela sociedade.


O Código de Ética e Integridade é direcionado a todos os agentes públicos do poder executivo municipal, servindo como referência na atuação pessoal e profissional.


É fundamental o comprometimento e responsabilidade de todos os agentes públicos para alcançar os padrões éticos desejados pela população. Assim, os preceitos éticos e de integridade previstos neste código são instrumentos essenciais para estruturação e desenvolvimento das atividades do Poder Executivo Municipal


CÓDIGO DE ÉTICA E INTEGRIDADE