Um ano de desenvolvimento: Secretaria de Controle e Transparência promove aumento de auditorias

A mudança organizacional com a alteração no direcionamento da secretaria e a redefinição dos seus objetivos, o aumento do número de auditorias, o reforço na equipe de servidores e o acréscimo das atividades. Essas foram algumas das ações da Secretaria Municipal de Controle e Transparência (Semcont)  no ano de 2021.

“A palavra mais significativa do ano foi mudança. Mudança na estrutura organizacional, no aumento do número de servidores, na forma de trabalho, na cultura organizacional, no novo direcionamento da atuação da secretaria. Trabalhamos para que os impostos dos contribuintes sejam aplicados de maneira correta, de acordo com a lei”, salientou o secretário Pedro Ivo da Silva.

É importante ressaltar que a secretaria, no desenvolvimento de suas atividades, atua no controle preventivo. Além de garantir a atuação da administração em conformidade com a legislação e normas existentes, também previne despesas indevidas, que neste ano chegariam a um valor de R$ 2.646.176.81, somente dos processos que foram encaminhados à secretaria.

Confira os destaques da Secretaria de Controle e Transparência em 2021:

Reestruturação

A reestruturação da secretaria passou pelo realinhamento organizacional e funcional. Em 2021, a estrutura foi alterada, funções foram reativadas, o número de auditores passou de seis para 12 e a secretaria contou com o reforço de dois contadores.

Com esse incremento de pessoal, a Secretaria de Controle e Transparência projeta um aumento expressivo de suas atividades no número de auditorias. Antes da atual administração, eram realizadas em média três auditorias por ano, nos últimos cinco anos. Neste ano, apenas no segundo semestre, foram concluídas seis. Para 2022, a meta é realização de 23 auditorias.

Análise de processos

Outro destaque foi a formulação do decreto que prevê, a partir de 2022, a obrigatoriedade do encaminhamento dos processos da administração municipal que são avaliados como necessários a uma análise preventiva. São processos como termos aditivos de prazo e de valor, relativos a reajustes e reequilíbrio econômico e financeiro, repactuação de contratos, além de contratos emergenciais e dispensa de licitação.

Novas regras

Em 2021, também começaram a ser atualizadas as instruções normativas existentes e iniciada a elaboração de novas regras que tratam dos procedimentos administrativos a serem aplicados na Administração Municipal.