Profissionais de saúde participam de capacitação sobre sífilis

Médicos, enfermeiros, odontólogos e farmacêuticos de 10 unidades de saúde participaram, na última quarta-feira (06), da capacitação sobre manejo clínico dos casos de sífilis. Com essa, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) fecha o ciclo de 100% dos profissionais capacitados e passa a oferecer o tratamento contra a doença em todas as unidades do município.


“Iniciamos com a capacitação no último ano. Já tínhamos realizado em 18 unidades e faltavam essas 10. O objetivo era capacitar os profissionais da atenção básica com relação a sífilis, que é uma doença que tem cura e o tratamento pode ser feito na unidade, por meio da penicilina”, explica a coordenadora de Programas Especiais da Semus, Claudia Fernanda dos Santos.


Ministrou o curso para os profissionais a Dra. Betina Moulin Coelho Lima, da Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo (Sesa). Também participou da capacitação a enfermeira Liliana Coelho, Apoiadora do Ministério da Saúde do Projeto Resposta Rápida contra a Sífilis.  


Sobre a sífilis


Podem ocorrer os seguintes sintomas, dependendo da fase da doença:


- lesão no local de entrada da bactéria única e indolor
- erupções cutâneas em forma de máculas e/ou pápulas
- queda de cabelo
- febre
- mal-estar
- dor de cabeça.


Observação: É importante ressaltar que o mais preocupante é o período de latência (que pode durar décadas) em que não se observa nenhum sinal ou sintoma clínico da sífilis, mas o indivíduo continua a transmitir a doença.  


Como é identificada


- Por meio de teste rápido ou exame laboratorial
Os perigos da doença
- No adulto não tratado, a consequência mais danosa poderá ser o quadro chamado neurossífilis, em o sistema nervoso é atingido.
- Mas a maior preocupação em saúde pública trata-se da transmissão vertical, ou seja, de mãe para o bebê durante a gestação, o que pode ocasionar aborto, nascimento prematuro, deixar sequelas graves na criança, além de poder levá-la à morte.  


Formas de prevenção


- Uso de preservativos masculino ou feminino
- Pré-natal adequado da mulher e parceiros  


O tratamento


- É simples e de baixo custo, com antibióticos específicos, sendo a Penicilina Benzatina a opção mais eficaz.
Onde procurar ajuda
- A testagem rápida é feita em todas as 28 unidades de saúde do município