Saúde faz ação do Outubro Rosa no Centro Administrativo

Um lacinho rosa, aparentemente, pode significar pouco. Mas, é o símbolo da conscientização sobre os cuidados com a saúde da mulher e, principalmente, um alerta para o combate ao câncer de mama. Por isso, na manhã desta quarta-feira (09), quem compareceu ao Centro Administrativo da Prefeitura foi convidado a colocar uma fitinha rosa na roupa.

Além do laço, as pessoas que procuraram os serviços do Centro Administrativo foram recebidas por profissionais da saúde que deram orientações sobre alimentação saudável e cuidados com a saúde. Além do bate papo com informações referentes ao câncer, também houve entrega de materiais que alertam sobre doenças como a sífilis.

“O ideal é que as pessoas procurem as unidades de saúde do município para agendar consulta ou, até mesmo, buscar informações. Mas, infelizmente, nem sempre isso acontece. Por isso, decidimos fazer essa ação”, destacou Claudia Fernanda dos Santos, coordenadora do Departamento de Programas Especiais, da Secretaria de Saúde.

A dona de casa Elizabete Ferreira da Costa, 49 anos, logo que viu a ação aproximou-se da nutricionista para receber orientações. “Acho válido esse tipo de informação. Aprender nunca é demais, principalmente, quando se trata de saúde”, explicou.

Como forma de mostrar solidariedade às mulheres que hoje estão passando por tratamento de combate ao câncer, Elizabete deixou um recadinho para elas em um painel que a Gerência da Saúde da Mulher instalou na entrada do Centro Administrativo. “Acho importante mostrar que elas não estão sós nessa luta”, destacou. Ao fim da ação, a Secretaria Municipal de Saúde irá entregar os recadinhos para a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer.