Programa "Você na Prefeitura" recebe alunos do QualificarES

A tarde da quarta-feira (02) foi de bastante aprendizado para 41 alunos do programa QualificarES. Eles visitaram a sede do Palácio Municipal e participaram do programa promovido e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Controle e Transparência (Semcont), “Você na Prefeitura”.

A ação busca mostrar aos visitantes um pouco da rotina dos servidores e o funcionamento de cada secretaria. O secretário da (Semcont), Eliezer Soares, foi o responsável por apresentar o trabalho nos setores da Prefeitura. Na visita, além da Semcont, os estudantes visitaram o setor de Videomonitoramento, que faz parte da Secretaria de Defesa Social (Semdefes), e, por fim, o gabinete do prefeito.

Os alunos puderam conhecer o gabinete do prefeito e aproveitaram a ocasião para tirar dúvidas, dar sugestões e discutir sobre as políticas públicas do município.

Para o prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, receber os alunos no Programa Você na Prefeitura é algo extremamente importante, pois é possível mostrar para eles a vivência do serviço público e criar a cultura de que as portas da administração pública estão sempre abertas para atender a população do município. “Somos servidores, só estamos aqui para trabalhar para cada cidadão que mora e trabalha em Cariacica, por isso, temos que ser sempre acessíveis. Esse programa tem essa grande importância, a de mostrar a todos que aqui é lugar de todos”, ressaltou Juninho.

Uma das alunas do grupo, a estudante Natalina Sampaio do Nascimento, 64 anos, garante que a idade não é empecilho para viver novas experiências. “A idade está na cabeça de cada um. Existem muitas pessoas que estão em casa, ociosas, ou até deprimidas. Apesar da minha idade, faço parte do programa QualificarES e estou encantada de viver mais essa experiência”, destacou.

Natalina ainda enfatizou que a existência do programa “Você na Prefeitura” é uma forma de compreender como funciona o trabalho de um órgão publico. “Achei muito importante, muito bacana a iniciativa do programa. Como o secretário falou, muita das vezes, só se divulga coisas negativas do município. Inclusive, estamos com um trabalho de plano de negócios e a visita serviu para aprendermos aspectos interessantes sobre a administração publica que levaremos para dentro da sala de aula”, finalizou.

O secretário Eliezer Soares destaca o alinhamento dos programas Você na Prefeitura e Transparência Cariacica: “no programa Transparência Cariacica levamos até as instituições de ensino informações do trabalho das secretarias, informações e dados sobre a administração do município. Essa turma, por exemplo, participou do programa Transparência Cariacica e fechou o ciclo de informações hoje, podendo ver na pratica tudo que foi passado a eles. Vamos tentar, sempre que possível, alinhar os dois programas para o melhor entendimento dos alunos, que acabam vendo o trabalho em prol do interesse público e terminam sendo multiplicadores das informações que receberam”, completou o secretario.