Alunos da Emef Luzbel Pretti participam de oficina de desenho com carvão

Na tarde desta terça-feira (03) os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luzbel Pretti, em Operário, trocaram a sala de aula por uma oficina de desenho com carvão. A iniciativa faz parte do Projeto Emília e do Programa Ensina Brasil, que têm como missão despertar nos estudantes o gosto pela leitura.


“Além de uma leitura literária a gente traz uma leitura de mundo, a ideia é ocupar a escola com artistas”, destaca o professor de Língua Portuguesa e coordenador do projeto, Leonardo Barros Medeiros.


A oficina foi ministrada pela professora e artista plástica, Juliana Pessoa. Ela foi contemplada com um curso de residência pelo Instituto Itaú Cultural e passou quatro meses na cidade de Canudos, na Bahia, onde teve a oportunidade de aprimorar a técnica desenvolvida por ela há cerca de seis anos.


Além do carvão foram usados giz branco e pigmentos de tinta para a confecção dos desenhos. Os temas foram escolhidos pelos próprios alunos.


“Essa temática está ligada à história do sertão, que tem muito a ver com seca, poeira e calor, então decidi usar esses pigmentos secos e o carvão que está muito ligado a cultura sertaneja”, conta a artista.



A concentração tomou conta da sala que foi transformada em um grande ateliê, afinal, todos queriam caprichar nas ilustrações para vencer o concurso que foi promovido. Ao final da oficina os trabalhos seriam expostos e os quatro melhores seriam premiados com kits desenhos.


A estudante Maria Ruth Borges da Silva, 12, aprovou a oficina, isso porque, como ela diz “já tem veia artística”. “Normalmente eu já desenho, gosto de fazer rostos de pessoas e vestidos, ainda estou em dúvidas, mas penso em ser bailarina, artista ou professora”.



O também estudante Diogo Silva Santos, 15, nem imaginava a possibilidade de desenhar usando carvão. “Nunca tinha tentando, mas estou me empenhando bastante”, disse em tom de brincadeira.    


Repertório


Tanto Leonardo quanto Juliana defendem que uma formação cultural sólida, relacionando o conteúdo programático às artes, impacta diretamente na aprendizagem do aluno.


“A arte ajuda a criança a se descobrir, a desenvolver sua criatividade e um olhar crítico em relação a si mesma e ao mundo, a arte tem esse aspecto de complementar a formação cidadã do indivíduo, ela ajuda a combinar os diferentes conteúdos aprendidos”, afirma Juliana.



A diretora da unidade, Silvania Ribeiro, compartilha a opinião dos professores. “A arte é fundamental na vida do aluno pois ela agrega inúmeros valores e faz com que ele expresse sentimentos. Nós sempre abrimos as portas da escola para a arte”.


As próximas oficinas serão de cerâmica e bordado.