Projeto Escola Mais Cariacica apresenta resultados positivos nas escolas

O Projeto Escola Mais Cariacica tem ganhado destaque entre as escolas de ensino fundamental da cidade. Prova disso são os resultados da última avaliação realizada entre os alunos do 5º ao 9º ano. Com coeficiente positivo em toda a rede, uma escola em especial, se destacou entre as demais. A turma do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jocarly Gomes Salles, em Alto Lage, ultrapassou a média de acertos nas avaliações.

O município manteve a média de 12.56 em Matemática, e 13.94 em Língua Portuguesa, tendo como base o número de 18 questões em cada disciplina, enquanto a Emef Jocarly superou esse número com a média de acertos de 16.14 e 17.25, respectivamente.

“Ficamos em primeiro lugar em todo o município. É muito gratificante”, fala a diretora da Emef de Alto Lage, Maria Alice dos Santos Lopes.

A professora da turma do 5º ano vespertino, Ana Paula Simões Coelho Silva, atribui o sucesso ao empenho de cada aluno e ao envolvimento da família.

“Enxergamos a criança como ser único. Respeitamos os sentimentos e individualidade, e pra isso buscamos conhecer a família de cada um. Esse trabalho aliado ao projeto que possui uma metodologia de fácil compreensão tem trazido resultados excelentes, cada vez menos alunos ficam para recuperação trimestre”, conta.

Os alunos Gabriela Vale da Silva e Johan Scarpatti Mendes, ambos com 11 anos, contaram o que estão achando do ‘Escola Mais Cariacica’.

“Com o projeto a gente aprende vários jeitos de entender a fração e números decimais. Fica bem mais fácil. E também têm muitos exercícios de produção textual, que eu gosto bastante”, diz Gabriela.

“A nossa professora também nos ajuda muito para que possamos entender todo conteúdo e fazer uma boa prova”, completa Johan.

Outro aluno que se destacou com o projeto, é o Kevin Messias, de 12 anos. Kevin entrou na Emef Agustinha Muniz, em Vila Prudêncio, após as férias de julho. O menino também cursa o 5º ano e de acordo com a professora, Karla Juliana, tem surpreendido.

“Desde a formação eu percebi que o projeto tinha chegado para ajudar. E desde então houve uma melhora significativa com os alunos, principalmente os que tinham dificuldade. O Kevin, pra mim, é o melhor exemplo. Mesmo não acompanhando desde o início do ano, já que estava em outra escola, percebi como ele desenvolveu em pouco mais de um mês. É um trabalho que reflete até mesmo no comportamento”, destaca a docente.

Além do comportamento, Kevin conta tudo que aprendeu e como as notas melhoraram. “Aqui eu aprendi expressão numérica, conta de dois números, aprendi a ler melhor, e eu estou até interpretando melhor. Antes tinha vergonha de ler, mas hoje eu gosto por que consigo ler bem. Não tenho palavras pra descrever tudo isso, saí da média sete e só tiro 9 e 10”.

Projeto Escola Mais Cariacica

O ‘Escola Mais Cariacica’ acontece ao longo do ano, e funciona da seguinte forma: alunos do 5º ao 9º ano tem aulas de Matemática e Língua Portuguesa que funcionam como uma espécie de reforço. Para as turmas do 5º ano o projeto acontece simultâneo com as aulas.

Já para os estudantes do 6º ao 9º, o ‘Escola Mais’ é realizado no contra turno. O programa é realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) com o financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).