Escola em Oriente recebe o programa “Transparência Cariacica”

Na última sexta-feira (23), a Secretaria Municipal de Controle e Transparência (Semcont) levou pela primeira vez o programa “Transparência Cariacica” a alunos da Rede Municipal. O encontro reuniu 48 alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Álvaro Armeloni”, em Oriente.

O tema da palestra foi “Transparência, Ética e Cidadania”, que tem como objetivo levar de forma lúdica e educativa às crianças informações de conhecimento e noções básicas de ética e cidadania.

O bate-papo foi comandado pelo secretário Eliezer Soares, que aproveitou a oportunidade e explicou aos alunos como o trabalho é desenvolvido em cada uma das secretarias, sempre se utilizando de uma linguagem simples e clara, de maneira que o público-alvo desfrutasse da melhor maneira possível do encontro.

A professora Deysa Messias destacou o envolvimento dos alunos nas atividades. “Os alunos ficaram muito felizes, responderam todas as questões e se mostraram entusiasmados com o assunto. Eu particularmente fiquei surpreendida pela forma que as crianças receberam todas essas informações, principalmente sobre a necessidade de refletir e combater pequenas atitudes do dia a dia”, destacou Deysa.

Ela ainda ressaltou a forma dinâmica que o secretario e sua equipe desenvolveu o assunto com os alunos. “O secretário passou um desenho e trouxe brincadeiras para auxiliar o entendimento das crianças ante o assunto, destacando o papel de cada secretaria e suas funções. Mostrou às crianças o contexto que temos direitos e deveres, a importância de zelar pela escola e pela nossa cidade.”

A coordenadora da unidade, Elaine Granpinha Guasti ressaltou a importância de já na escola as crianças aprenderem sobre os aspectos do município. “O encontro foi muito proveitoso. Os nossos professores trabalham muito em sala de aula os aspectos do nosso município. As crianças se mostraram muito envolvidas com o assunto. Descobriram, de forma educativa, sobre a quantidade de secretarias e as competências de cada uma delas. Desse jeito, os alunos aprendem desde cedo sobre seus direitos e deveres”, finalizou a coordenadora.

Os alunos ainda receberam uma cartilha com pequenas instruções educativas que conscientizam sobre a necessidade de refletir e combater pequenas atitudes antiéticas e ilegais, que podem ser percebidas em nosso cotidiano, como se fossem situações corriqueiras e culturais.

Em parceria com a Semcont, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) fez questão que o programa “Transparência Cariacica” fosse aplicado também nas escolas da rede municipal. Outras escolas municipais também receberão a visita do programa.

Transparência Cariacica

O programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Controle e Transparência tem como objetivo levar à instituições como colégio, faculdades, associações representativas da sociedade civil, ONG´s, igrejas, empresas ou outras organizações, informações sobre às atividades desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Cariacica.

Texto: João Vitor Gonçales

Jornalista responsável: Marlon Marques