Saúde vai vacinar crianças de 6 a 11 meses contra sarampo neste sábado (24)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vai realizar ação extra de vacina contra sarampo, neste sábado, 24 de agosto, das 8h às 16h. O público-alvo nessa ação é exclusivamente de crianças de 6 a 11 meses, que não eram vacinadas rotineiramente contra sarampo nessa faixa de idade, antes da confirmação do caso em Cariacica.


Como determina o Ministério da Saúde, essa faixa só passa a entrar no calendário de vacinação de rotina quando um caso da doença é confirmado.


No sábado, a vacinação irá ocorrer das 8h às 16h, nas seguintes unidades: Nova Canaã, Campo Verde, Vila Graúna e Mucuri. É necessário apresentar certidão de nascimento.


Vacinação de segunda a sexta-feira
O município ainda possui vacina disponível nas 17 unidades com sala aberta para vacinação. Quando alguma apresenta falta de doses, imediatamente é feito o contato com a Rede Frio do município, onde as doses ficam guardadas. Dependendo do horário, a Rede Frio faz então a reposição ou no mesmo dia ou no dia seguinte.


As 17 salas com vacinação funcionam das 7h30 às 15h30 e ficam nas seguintes unidades:
- Bela Aurora
- Bela Vista
- Operário
- Cariacica Sede
- Itaquari
- Itapemirim
- Novo Brasil
- Nova Rosa da Penha II
- Oriente
- Rio Marinho
- Santa Bárbara
- Santa Fé
- São Francisco
- Jardim América
- Porto de Santana
- Jardim Botânico
- Valparaíso


Documentos necessários: CPF ou cartão nacional do SUS e cartão de vacina para avaliação da aplicação da dose. Se a pessoa não tiver o cartão de vacina, será iniciado um novo esquema vacinal para o cidadão.
Público-alvo: duas doses para crianças de 6 meses a adultos de 29 anos; e uma dose para adultos de 30 a 49 anos. Antes da confirmação do caso em Cariacica, a faixa etária de 6 meses a 11 meses não estava incluída no público-alvo.


Notificações
Há 12 casos notificados no município. Desses, oito foram descartados, um foi confirmado e três estão em investigação. Nos casos em investigação, já foram feitas as ações de bloqueio vacinal.