Educação entrega refoma da Emef Talma Sarmento de Miranda

Para melhor atender à comunidade escolar a Escola Municipal de Ensino Fundamental Talma Sarmento de Miranda, em Campo Grande, passou por uma reforma que incluiu, além do paisagismo externo, a revitalização da quadra esportiva. A solenidade de entrega aconteceu na manhã desta quarta-feira (21).

A primeira etapa das obras do prédio teve início em 2012 e foi concluída em 2014, contemplando pintura e as redes hidráulicas e elétrica. Já as obras da segunda etapa tiveram início em julho do ano passado e foram entregues em fevereiro deste ano. Juntas, as duas fases, somam um investimento em torno de R$ 5 milhões.

Questionado sobre o que mais gostou na reforma o estudante, Erick Richard de Almeida, 12, foi certeiro. "A quadra, pois agora ficou melhor para jogarmos futebol".

O espaço ganhou cobertura, pintura, traves e restauração das arquibancadas.

Tanto reformas quanto entrega de novos equipamentos tem sido uma marca na gestão. Essa é a segunda entrega em menos de um mês. No último dia 06, os moradores de Alto Boa Vista foram contemplados com a restauração do Centro Municipal de Educação Infantil Rafael Capucho.

Para o prefeito, Geraldo Luzia, o Juninho, ao investir em educação a gestão está investindo no presente e no futuro.

“Acredito, como profissional da educação, que ela é mais que investir no futuro, é investimento no presente também. Por isso, nos debruçamos em dar melhores condições tanto aos alunos quanto aos profissionais do magistério. A Talma é um exemplo dentro de vários. Hoje ainda entregamos outra unidade reformada e, para 2020, teremos seis novas creches”, comentou o prefeito.

Recomeço

A assistente social, Juliana Oliveira Ramos, 37, é representante  do Conselho de Pais e acompanhou atentamente a solenidade. Segundo ela, a entrega da obra representa um recomeço.

“É uma renovação, é como se estivessem realizando um sonho meu enquanto mãe. Foram dias de luta, então ver a reforma, ver alunos tendo a possibilidade de estar em todos os espaços que pertencem a eles é uma grande conquista”.

Na visão de Juliana o envolvimento da comunidade é fundamental no processo de identificação da família com a escola. Ela conta que em três anos participando do conselho viu a escola passar por melhorias, que vão além do espaço físico, e tem convocado os pais a participar de todos esses momentos junto aos filhos.

“A escola tem muitas potencialidades. Têm alunos que já participaram do ‘Vem Cantando’, têm atletas. Esses talentos precisam ser trabalhados, por isso, chamo os pais para serem participantes, porque quando a gente participa, visualizamos uma nova escola”.

Outra novidade anunciada é que, a partir desse ano, a Emef Talma Sarmento também passou a ofertar o ensino fundamental I, que tem como ponto fundamental o desenvolvimento da leitura e da escrita. Para a diretora da unidade, Vanderleia Andrade, ao proporcionar a nova modalidade de ensino a instituição cria uma nova identidade.

Aprendizagem

Para o secretário de Educação, José Roberto Martins Aguiar, a estrutura do prédio interfere diretamente na aprendizagem e motivação dos alunos, daí a importância dos investimentos em reformas. Ele ainda afirma que Cariacica se destaca quando o assunto é garantir políticas públicas que promovam o bem-estar dos estudantes, exemplo disso, é o Projeto Escola Mais Cariacica que tem como missão melhorar o desempenho dos alunos, do 5º ao 9º ano, nas disciplinas de Português e Matemática.

“Além disso, temos ações voltadas para o protagonismo juvenil, inclusive, com parcerias externas da ordem Ensina Brasil, além de termos ações voltadas para a saúde do estudante, por meio de parcerias com as Secretarias de Saúde e de Assistência Social”, destacou.