Sarampo: tudo sobre sintomas, formas de transmissão e onde tomar vacina

A cidade de Cariacica registrou o primeiro caso de sarampo no Estado em anos. A jovem, de 19 anos, moradora de Nova Rosa da Penha I, esteve em São Paulo, do dia 14 a 21 de julho, quando houve o contágio. Ela foi atendida pelo serviço de saúde do município, ficou em isolamento domiciliar e hoje está curada.


A Vigilância Epidemiológica do município fez todas as ações de bloqueio vacinal na região onde ela mora assim que o caso, ainda em fase de suspeita, foi notificado.


Como é natural nesses casos, surgiram dúvidas sobre a doença. Por isso, confira abaixo todas as informações sobre o sarampo, formas de transmissão, cuidados e prevenção, e todas as ações já feitas pelo município para evitar o contágio dentro de Cariacica.


Confira abaixo


Sarampo
É uma doença infecciosa grave, causada por um vírus e que pode ser fatal.


Transmissão
Ocorre de pessoa para pessoa, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. A transmissão pode acontecer quatro dias antes ou quatro dias depois do aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo.


Sintomas
Febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso, irritação na pele com manchas vermelhas.


Complicações do sarampo
Em crianças, pode se agravar para pneumonia, infecção de ouvido, encefalite aguda e morte. Em adultos, pneumonia. Em gestantes, parto prematuro. A vacina é contraindicada durante a gravidez.


Tratamento
Não existe tratamento específico para sarampo. São indicados medicamentos para amenizar o desconforto causado pelos sintomas. Isso só deve ser feito com orientação médica. Por isso, procure o serviço de saúde mais próximo.


Prevenção
É prevenível por vacinação, com a tríplice viral.


Quando tomar a vacina


- Primeira dose: aos 12 meses de idade
- Segunda dose: aos 15 meses de idade. Nesse caso, não será mais necessário tomar vacina


Até 29 anos
Se tomou apenas uma dose, é preciso tomar a segunda. Se não tomou nenhuma, é recomendado tomar as duas doses, em ocasiões diferentes.


De 30 a 49 anos
É necessária apenas uma dose, caso nunca tenha tomado a vacina ou não se lembra se foi imunizado


Entre 6 e 11 meses
Só é indicada a vacina nessa faixa em cidades onde foi confirmado caso de sarampo, como em Cariacica. E mesmo depois de tomar essa vacina, a criança deve tomar as duas doses tradicionais do esquema vacinal


Fonte: Ministério da Saúde


Cariacica


Onde vacinar
Em Cariacica, tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola, é aplicada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, nas seguintes unidades:


- Bela Aurora
- Bela Vista
- Operário
- Cariacica Sede
- Itaquari
- Itapemirim
- Novo Brasil
- Nova Rosa da Penha II
- Oriente
- Rio Marinho
- Santa Bárbara
- Santa Fé
- São Francisco
- Jardim América
- Porto de Santana
- Jardim Botânico
- Valparaíso


Documentos necessários: CPF ou cartão nacional do SUS e cartão de vacina para avaliação da aplicação da dose. Se a pessoa não tiver o cartão de vacina, será iniciado um novo esquema vacinal para o cidadão.


Casos notificados
Em Cariacica, há 5 casos notificados. Desses, quatro foram descartados e um, confirmado. Os casos descartados ocorreram nos bairros Castelo Branco, Jardim de Alá, Flexal II, Santa Paula. O confirmado, em Nova Rosa da Penha I.


Ações de bloqueio
A Vigilância Epidemiológica fez ações de bloqueio vacinal com todas as pessoas que tiveram contato com a jovem e em todos os locais a até cinco quarteirões da residência dela. Os agentes conferiam o cartão vacinal do morador e, ao verificar a necessidade de vacina, ela era aplicada.