Projeto ensina gêneros textuais com a ajuda de personagens de desenhos animados

Imagine todos personagens dos contos de fadas e animação reunidos em uma só história? Assim acontece em ‘O carteiro chegou’, um livro que reúne desde os bonecos do filme Toy Story, até a menina Chapeuzinho Vermelho, que com muita diversão, ensinam todos os detalhes sobre gêneros textuais às crianças do 1º ao 5º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ferdinando Santório, em Vila Capixaba.


O projeto, chamado ‘Correio tão tão distante’, trabalha a escrita e a leitura das crianças, por meio de alguns gêneros textuais, como a carta, convite, notícia, receita, e muito mais. “Com o projeto os alunos aprendem de forma lúdica a identificação de cada gênero textual trabalhado. Assim eles sabem que a receita de um bolo, por exemplo, é um gênero; notícia é outro, e assim por diante”, conta a professora do 3º ano, Liviane Couto.


O aluno Bernardo Ferrari, de 8 anos, está adorando aprender novas matérias de forma tão divertida. “No livro o carteiro vai entregar as cartinhas, bilhetes e convites em várias casas, foi na casa dos ursos, da Cachinhos Dourados e até das bruxas. Eu até aprendi a fazer convites”, fala. O amigo de classe Arthur Gonçalves, estuda no 3º ano com Bernardo, e completa: “A gente também fez bilhetes e vamos aprender agora as cartas”, diz.


A professora explica que além do conteúdo didático, as crianças ainda aprendem outras lições importantes. “Esse livro ensina também o respeito, as formas que temos de mandar mensagens de carinho, gratidão, orientar pessoas, e até de demonstrar amor por meio receitas gostosas”, destaca Liviane.


A coordenadora da escola, Danielly Real, explica como o projeto vai acontecer ao longo do ano. “O projeto tem a função de comunicar, despertar o interesse das crianças pela leitura e produção, além de ser um incentivo a autonomia, uma vez que os alunos se tornam produtores. Após a fase de produção dos gêneros literários, vamos realizar um concurso entre as turmas e também montar, cada sala, um livro com as composições. Como culminância, faremos no fim do ano um musical que vai reunir todo o processo de aprendizagem em uma apresentação”, afirma.


O projeto 'Correio tão tão distante’ acontece ao longo do ano e será finalizado com o musical produzido por professores e alunos.