Estudantes iniciam projeto “Turismo Pedagógico” com visitas guiadas nas Sete Maravilhas de Cariacica

A última quarta-feira (01) foi diferente para os alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Agustinha Muniz. O Instituto de Desenvolvimento do Município de Cariacica (Idesc), por meio da Gerência de Fomento do Turismo, deu inicio ao projeto “Turismo Pedagógico”, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), visando promover a integração e conhecimento dos alunos das escolas municipais sobre os atrativos turísticos da cidade.

A ação, que antes era realizada por meio de palestras em sala de aula, ganhou um novo formato: os alunos vão a campo conhecer mais sobre a cultura, a história, o esporte e o meio ambiente da cidade.

O passeio foi guiado pela guia e gerente de turismo, Maria Amalia, e a Coordenadora do projeto Cintia Pretti. O coordenador da escola, Flávio Gonçalves, também acompanhou os alunos, junto com sua equipe. No tour, os alunos visitaram as 7 Maravilhas do município: Reserva Biológica de Duas Bocas, Monte Mochuara, Montanhas de Cariacica, Corredeira de Maricará, Santuário de Umbanda Fraternidade Tabajara, Estádio Kléber Andrade e a Torre de Santa Maria Goretti.

Para a pedagoga Elizete Teresinha Ferreira, que também acompanhou o passeio, o projeto é uma oportunidade para os alunos aprenderem mais sobre o local onde vivem. “O projeto é muito importante para mostrar às crianças que Cariacica possui lugares com belezas naturais e com historia. Cria um novo conceito sobre o que é um ponto turístico e mostra novas possibilidades de passeio e lazer no município”, destaca.

O projeto ainda envolverá a participação de outras onze unidades de ensino:

Texto: João Vitor Gonçales

Jornalista responsável: Marlon Marques