12 escolas participam do projeto Turismo Pedagógico

O projeto Turismo Pedagógico, promovido pela realizada pela Gerência do Turismo de Cariacica, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Município de Cariacica (Idesc), está de cara nova. Neste mês, 12 escolas visitarão as 7 maravilhas do município.


A ação, antes realizada por meio de palestras em sala de aula, agora ganha um novo formato: os alunos irão à campo conhecer mais sobre a cultura, a história, o esporte e o meio ambiente de Cariacica.


Nesta quinta-feira (1), a Emef Agustinha Muniz dá início à programação do projeto que irá até setembro.


Confira as escolas participantes e a programação:



Conheça as 7 maravilhas de Cariacica:


Roças Velhas


No acesso para Roças Velhas é possível observar nitidamente a mudança da Área Urbana para a área rural.
A localidade é estratégica também para observação de duas das 7 Maravilhas de Cariacica.
Roças Velhas é o local de origem das primeiras áreas cultiváveis do município e por muito tempo abasteceu a Capital com sua produção agrícola. Com a saída dos Jesuítas do Brasil, a fazenda foi desmembrada e adquirida pela família Rodrigues e Freitas, que ainda mantém na propriedade a criação de pequenos animais, gado leiteiro e atividades de agroturismo.


Monte Mochuara


O Monte Mochuara é um maciço de pedra com 718 m de altura e pode ser avistado em vários pontos da Região Metropolitana. Habitat natural de diversas espécies ameaçadas de extinção é considerado o principal ponto turístico natural de Cariacica.
O monumento foi eleito a 1ª maravilha de Cariacica em agosto de 2016 através do voto popular.


Montanhas de Cariacica


Cariacica possui muitas formações rochosas e em suas montanhas é possível sentir frio em qualquer estação, além de apresentar belas paisagens e áreas de matas preservadas.
O monumento foi eleito a 5ª maravilha de Cariacica em agosto de 2016 através do voto popular.


Corredeira de Maricará


A Corredeira é um espaço público localizado em Maricará e sua nascente está na Reserva Biológica de Duas Bocas. Na época dos Jesuítas, foi utilizada para mover engenhos de cana de açúcar.
O monumento foi eleito a 6º maravilha de Cariacica em agosto de 2016 através do voto popular.


Santuário de Umbanda Fraternidade Tabajara


O Santuário foi fundado em 02 de fevereiro de 1940 pela Médiun Missionária Maria de Lourdes Poyares Labuto. O Templo tem o formato de uma grande cruz, com cantos arredondados e três cúpulas. Em seu centro encontra-se uma estátua do índio Tabajara, que com seus braços abertos homenageia o Monte Mochuara.
O monumento foi eleito a 2ª maravilha de Cariacica em agosto de 2016 através do voto popular.


Estádio Kleber Andrade


Estádio Esportivo Kleber Andrade foi inaugurado em 1983 mas desde 2008 pertence ao Governo do Estado do Espírito Santo. Sua capacidade é de aproximadamente 21 mil pessoas. Sua reinauguração foi marcada pelo Show de Paul MacCartney no dia 10 de novembro de 2014.
O monumento foi eleito a 7ª maravilha de Cariacica em agosto de 2016 através do voto popular.


A Torre de Santa Maria Goretti


A Torre de Santa Maria Goretti foi fundada na década de 60 segundo a concepção do Padre Félix Englisi e pode ser vista de diversos pontos do município. No alto está a imagem do Cristo de braços abertos recebendo quem chega ao município.
O monumento foi eleito a 3ª maravilha de Cariacica em agosto de 2016 através do voto popular.


Texto: Yvena Plotegher
Jornalista responsável: Marlon Marques