Saúde bucal é tema de palestra para alunos da Emef Arthur da Costa e Silva

A  Secretária Municipal de Educação (Seme), realizou nesta segunda-feira (17), uma ação junto aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arthur da Costa e Silva, no Bairro Aparecida. A ação faz parte do Projeto Lição de Sorriso, que tem como propósito informar e desenvolver na comunidade escolar hábitos relacionados à saúde bucal. O projeto é realizado em parceria com a empresa Orthodontic.

Cerca de 560 alunos, do 1º ao 9º ano, participaram da palestra da dentista Giselle Bernardes Azevedo Ramalho, da Orthodontic, que procurou passar para eles de uma maneira prática e simples sobre a importância da higiene bucal. O objetivo é conscientizar ainda cedo as crianças para evitar algum tipo de desconforto, devido a maus hábitos ainda na infância.

Professora e idealizadora da atividade, Lorrayne Zucchi dos Santos, afirmou que percebeu no decorrer do convívio com os alunos, a necessidade de levar mais informações e conhecimento sobre o assunto aos alunos.

“Comecei a abordar esse assunto nas minhas aulas e então percebi a falta de informações dos alunos sobre o tema. Então surgiu a ideia, com Projeto Lição de Sorriso, de poder proporcionar esse dia a eles, trazendo um profissional para passar informações diversas, conscientizando e orientando sobre a importância da saúde e o hábito da boa higiene bucal”, destacou Lorrayne. Ela ainda ressaltou a importância de debater assuntos do dia-dia com os alunos. “É importante contextualizar temas abordados em sala de aula trazendo para o dia-dia do aluno”, finaliza.

Vale ressaltar que o Projeto Lição de Sorriso conta com o auxilio da empresa Orthodontic, que tem por objetivo de desenvolver na comunidade escolar (alunos e famílias) hábitos afetos à saúde bocal. O projeto conta com palestras para conscientização acerca do tema e disponibiliza aos alunos das unidades participantes do programa um atendimento emergencial, para casos de dor de dente ou queda que resulte em quebras dentárias.

Texto: João Vitor Gonçales

Jornalista responsável: Alcione Coutinho