Projeto 'Escola Mais Cariacica' alcança resultados positivos

Motivar e estabelecer laços entre a família e a escola. Trabalhar assuntos didáticos e promover a autoestima dos alunos. Trazer novas perspectivas e tornar a sala de aula atrativa. Em poucos meses de atuação do projeto ‘Escola Mais Cariacica’ nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef), são esses os resultados relatados pelos pais. A consequência são estudantes mais comprometidos e animados.

Mães como Marilza Carvalho percebem o desempenho dos filhos já nos primeiros meses do projeto. “Minha filha chega da escola já querendo fazer as tarefas escolares. Ela está mais responsável e muito interessada pelos estudos”, conta sobre Isabele, que cursa o 5º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Laurinda Pereira Nascimento, em Vila Graúna.

Já a Nilcimara Coutinho, mãe do Emanuel Victor, que estuda no 5º ano da Emef Valdici Alves Baier, em Areinha, reconhece a importância do envolvimento dos pais nesse processo. “O projeto trabalha mais que nota, ele trabalha a autoestima. O 'Escola Mais Cariacica' é muito bom, eu acredito que com o envolvimento dos pais será cada vez mais sucesso. Estou amando ter meu filho inserido neste programa”, destaca.

O desenvolvimento dos estudantes passeia entre boas notas, autoconhecimento, comportamento e confiança no próprio potencial. Prova disso é a Anna Júlia, do 9º ano da Emef Stélida Dias, em Campo Grande. “O ‘Escola Mais Cariacica’ é um dos melhores projetos já desenvolvidos na Educação da cidade. Os professores são excelentes! As notas da minha filha melhoraram e eu vejo isso como um incentivo para o futuro dela. Só tenho elogios”, afirma a mãe de Anna, Márcia Lacerda.

O projeto começou em 18 de março e beneficia 6.100 estudantes com aulas de Língua Portuguesa e Matemática, mescladas com atividades culturais, artísticas e esportivas. Ao todo, são 420 professores envolvidos e motivados a recuperar o interesse e diminuir a evasão escolar. Para as turmas do 5º ano o projeto acontece simultâneo com as aulas. Para os alunos do 6º ao 9º, o ‘Escola Mais’ acontece no contra turno.

Além de aprimorar a qualidade do ensino da rede municipal e proporcionar aos alunos mais ferramentas para a formação em Português e Matemática, o projeto tem como objetivo aumentar da nota do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A nota do Ideb é resultante do Prova Brasil, que é aplicada a cada dois anos. Em 2015, a meta foi alcançada. Já em 2017 os resultados não atingiram o resultado estimado pelo índice.

O programa é realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) com o financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Seminários

O ‘Escola Mais Cariacica’ acontece ao longo do ano, e para estimular o envolvimento das famílias junto ao estudante, serão realizados nove seminários. A primeira etapa será concluída no próximo dia 18 deste mês.

Os encontros funcionam da seguinte forma: em cada região uma escola é eleita a instituição ‘polo’, àquela que vai ser palco das reuniões. Nessa primeira etapa foram realizados sete encontros, que contam com a participação da Seme e palestras motivacionais para os pais. Os seminários já passaram pela Emef Talma Sarmento de Miranda, Emef Manoel Melo Sobrinho, Emef Terfina Rocha Ferreira, Emef Valdici Alves Baier, Emef Oliveira Castro, Emef Laurinda Pereira do Nascimento, Emef Antero José do Nascimento.

Nesta terça-feira (11), às 18h30, o encontro acontece na Emef São Jorge, em Rio Marinho. E fechando a primeira etapa de reuniões, a Emef Padre Anthonius Lute, em Nova Esperança, recebe os familiares no próximo dia 18.

Cinema nas Escolas

Como parte do projeto, alunos de oito Emefs recebem a partir desta segunda-feira (10), o cinema nas escolas. O objetivo do projeto é inspirar e promover a reflexão dos alunos por meio da filme Desafiando Gigantes. O filme é uma obra, escrita, dirigida e atuada por Alex Kendrick, e conta a história de um treinador que, ao enfrentar obstáculos na sua vida pessoal e profissional, acaba descobrindo uma nova filosofia de vida e levando-a para seus atletas e alunos.

Confira a programação do Cinema nas Escolas: