Programa ‘De Olho no Futuro’ disponibiliza consultas oftalmológicas e óculos de grau para alunos

Em fila as crianças aguardam a vez de colocar o colírio e iniciar os exames oftalmológicos. O rostinho de cada um mostra a ansiedade para saber como será esse tal exame, já que muitos se consultam pela primeira vez com o médico desta especialidade. Todo esse processo é realizado por meio do Programa ‘De Olho no Futuro’, do Instituto Unimed Vitória, que em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme) traz para os alunos do 1º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Terfina Rocha Ferreira, em Itacibá, consultas, exames e óculos gratuitamente.


Os atendimentos começaram nesta terça (04), e continuam na quarta-feira (05). Mais de 200 crianças apresentaram algum tipo de alteração na visão, e foram encaminhadas para o exame clínico, que acontece dentro da escola e em um ônibus especial, adaptado em consultório pelo projeto. “Muitas crianças não sabem que tem algum problema na visão, e isso impacta diretamente no rendimento escolar. Existe um percentual grande de evasão escolar por problemas visuais. O objetivo é dar capacidade a esses estudantes para melhorar o desempenho”, destaca a coordenadora do programa da Unimed, Milene Mello.


A pedagoga da escola, Soraya Borges Moraes, fala da importância da ação para os estudantes.  “A iniciativa é maravilhosa. Muitos pais não têm condição de levar as crianças a um especialista, e mesmo com os educadores sinalizando as necessidades dos alunos, muitos deixam para depois, o que compromete o desempenho escolar”, conta.


E para deixar o processo mais divertido, os alunos que apresentaram a necessidade de usar óculos de grau, puderam escolher a cor e o modelo da armação que mais gostaram. Depois de aproximadamente 30 dias, o acessório novo e escolhido por eles, chega para alegria dos pequenos.