Residência de Medicina de Família e Comunidade forma primeira turma

Dra Camila Vescovi Lima, dra Fernanda Croce Pinheiro Loureiro, dra Suelen Florindo Gonçalves e dr. Tassio Camizão Vieira. Assim, nominalmente, um a um, os formandos do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade da Prefeitura de Cariacica foram chamados ao palco do Centro Cultural Frei Civitella, na noite da sexta-feira (10), para receber o diploma conquistado, ao longo dos dois últimos anos, com muita dedicação, orgulho e amor à profissão.

Visivelmente emocionados, formandos e representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) não seguraram as lágrimas ao falar da importância do Programa de Residência para a cidade. “Foi uma experiência enorme. Saio com o gostinho de quero mais. Gostaria de continuar somando e fortalecendo a Saúde do município”, destacou a formanda Suelen Florindo. O seu colega de turma, Tassio Camizão, acrescentou: “Criar vínculo com a comunidade é muito bom”.

Tão bom que, além dos familiares dos médicos, também estavam na plateia do teatro vários pacientes dos formandos. “Sou paciente da dra Fernanda e ela é maravilhosa. Toda minha família sente um carinho enorme por ela. Por isso, fizemos questão de vir aqui prestigiá-la”, ressaltou a dona de casa Maria Zambaldi, 66 anos, que foi ao evento acompanhada da neta Ana Karollina, 9, e da irmã Ana Zambaldi, 59.

O médico preceptor da turma, Marcelo Geik, lembrou que a trajetória dos residentes até chegar ao diploma foi de conquistas diárias. “Por ser a primeira turma, formos aprendendo muita coisa juntos. Mas, o município precisava dessa qualificação de profissionais na atenção primária. De modo geral, estamos otimistas porque é uma especialidade que está crescendo e se valorizando”, explicou Geik.

Durante a cerimônia de entrega dos diplomas, o primeiro preceptor da turma de residentes, Magnus Thezolin, foi lembrado por sua dedicação ao projeto que, no início, parecia utópico, mas, aos poucos, foi ganhando forma.

A primeira Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade teve início em Cariacica em junho de 2017. Os médicos residentes tiveram como unidade-escola a Unidade de Saúde da Família no bairro São Francisco. O curso teve duração de dois anos e o foco foi qualificar os profissionais para trabalhar o indivíduo, a família e a comunidade, com o envolvimento multidisciplinar para a prevenção de doenças.

Pioneirismo

“Dos 78 municípios capixabas, sermos a primeira cidade a conseguir montar esse Programa de Residência é uma grande vitória. Temos a consciência da importância do investimento na atenção primária”, frisou a secretária de Saúde, Elizabeth Albuquerque.

O coordenador de residência médica, Marcelo Machado, endossou as palavras da secretária ressaltando que cerca de 80% dos casos de urgência e emergência atendidos nos pronto-atendimentos da cidade poderiam estar na atenção básica. “o trabalho de fortalecimento da atenção primária é fundamental para a Saúde de Cariacica”, disse Machado.
“Queremos que outros municípios sigam esse caminho de Cariacica de formar especialidades. Precisamos criar uma rede de pessoas que tenham compromisso social. Pois, um sistema de qualidade precisa de pessoas engajadas como as que estão aqui”, concluiu a representante doa Secretaria de Estado da Saúde, Kelen da Silva.

Também estiveram presentes na formatura do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade, o vice-prefeito de Cariacica, Nilton Basílio, o médico Thiago Sarti, da Associação de Medicina de Família e Comunidade e a representante da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), Denise Rozindo Bourguignon..