Professores participam de formação para implementação de trilha astronômica

Estudar os planetas, trabalhar com maquetes e entender o sistema solar sempre estimulou a curiosidade e criatividade das crianças. Fazer tudo isso de forma lúdica e com uma trilha astronômica parece ainda melhor, e será real para os alunos da Escola do Campo e Estação de Ciências "Margarete Cruz Pereira", em Roda D´Água. O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Os professores da escola do campo participaram nesta sexta-feira (10) de uma formação que vai preparar estes profissionais para a construção da trilha astronômica. A escola já possui uma sala de astronomia com o segundo maior telescópio do estado e maquetes que caracterizam o movimento da terra e da lua, logo, a trilha vem somar e disponibilizar mais ferramentas para um conhecimento mais profundo e divertido sobre o assunto. “A implantação da trilha vem de encontro com os trabalhos já realizados. A proposta é de uma trilha que associe os conhecimentos astronômicos, isso potencializa as atividades que a escola promove. Nessas atividades os alunos protagonizam as apresentações e atuam como mediadores do conhecimento nas visitas aos espaços com o auxílio dos professores”, destaca a professora de ciências da escola, Michele Pires Decottignies.

O coordenador do Iema, Maurício José de Almeida Castro, conduziu a formação e destacou as possibilidades com esse novo espaço. “A trilha astronômica é relevante durante sua fase de instalação e utilização. Na fase de instalação, os professores se reúnem em torno de um projeto comum. É a oportunidade de troca de visões e experiências para a construção do espaço proposto. Os materiais utilizados, as técnicas construtivas, a contextualização das atividades são provocações que mobilizam o interesse e motivam o professor. A instalação definitiva e utilização da trilha cria um espaço permanente de reflexão sobre nosso lugar no universo, as grandezas e proporções envolvidas quando se fala em astronomia e cria mais um espaço de uso pedagógico dentro da Escola”, explica.

Enquanto os professores construíam ideias e absorviam conhecimento, os alunos se divertiam com circuitos lúdicos realizados pela equipe do Semearte. Entre as atividades, tinha dança, música e esportes diversos.