Parceria entre Saúde e Estado leva tratamento dentário para adolescentes do Iases

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), controlado pelo Estado, vai levar atendimento odontológico aos cerca de 400 jovens socioeducandos dentro da própria unidade.


Antes da parceria, os socioeducandos eram atendidos ou nos Pronto-Atendimentos de Cariacica ou na Unidade de Saúde de Itaquari, referência em saúde bucal para o atendimento dos jovens do Iases.


“Nós já tínhamos um espaço para o atendimento odontológico.  Agora após a reforma e a instalação dos equipamentos, os atendimentos serão realizados aqui. Isso já era um desejo antigo. A saída dos jovens sócio educandos demandava tempo, custo e segurança. É um avanço”, afirma Márcia Nicolini, subgerente do Iases.


Um cirurgião-dentista e um auxiliar de saúde bucal farão atendimento no consultório do Iases duas vezes por semana, com meta de atendimento de sete pacientes por dia. O próprio setor de saúde do Iases ficará responsável por organizar a lista de atendimento.


Com os atendimentos feitos dentro do Iases, os socioeducandos só farão tratamento odontológico fora caso necessitem de especialidades, como cirurgias, periodontias (tratamento de gengiva) ou endodontia (canal).


Dentro do Iases serão feitos os serviços da Atenção Básica, como limpeza, restaurações, extrações de dente e atendimentos de urgências.


“Nós estamos trazendo atenção básica da Saúde Bucal para dentro das unidades já que os socioeducandos estão aqui em Cariacica e são, portanto, considerados munícipes. Foi uma conquista”, explica Mércia Rita Schmitd, coordenadora de Saúde Bucal de Cariacica.


O Iases
Como descrito em sua página na internet, o Iases é o órgão responsável por fazer a gestão e execução das medidas socioeducativas ao adolescente em conflito com a Lei no Estado através dos programas de atendimento em meio fechado, semiliberdade e meio aberto.