Parceria entre Saúde e Educação capacita enfermeiros para atuarem no Programa de Saúde Escolar (PSE)

Parceria entre a Saúde e a Educação do município vai trabalhar diversos temas com estudantes da rede municipal de ensino. Um dos eixos proposto pelo Programa de Saúde Escolar (PSE) aborda temas como gravidez na adolescência e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Para isso, enfermeiros da atenção primária à saúde passaram por uma qualificação em conceitos ligados à sexualidade.

Os profissionais da atenção primária irão trabalhar sobre o assunto apenas em  Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) dentro do PSE. A qualificação foi ministrada no último dia 8 pela psicóloga Gabriela Boldrini.

“É importante capacitar enfermeiros da atenção primária à saúde sobre conceitos ligados à sexualidade, visto que nem sempre nós profissionais estamos preparados para lidar com o tema ao atender adolescentes”, explica Cláudia Fernanda dos Santos, coordenadora do Departamento de Programas Especiais (DPE).

A coordenadora informa que ao longo do ano letivo serão trabalhados outros temas como cultura da paz, alimentação saudável e prevenção de acidentes.

Na qualificação os enfermeiros foram apresentados a conceitos como sexo biológico, gênero e construção social.