Cariacica apresentará Plano de Mobilidade Urbana em audiência pública

A Lei Federal n° 12.587/2012, batizada como Lei da Mobilidade Urbana, trata da acessibilidade e da mobilidade das pessoas e cargas nos municípios e da integração dos diferentes modos de transporte. Atendendo a essa legislação, Cariacica está construindo o Plano Municipal de Mobilidade, que já está em fase final. No próximo dia 08 toda a comunidade está convidada para a audiência pública, que será a última etapa do plano.

“As cidades sofrem muito com os congestionamentos e com as distâncias muito longas entre as casas e os trabalhos, as pessoas gastam muito tempo e combustível com isso e a qualidade de vida diminui muito. Há pessoas que utilizam três ônibus e o tempo nesse percurso diminui o tempo de lazer e o de contato com a família”, enfatiza a arquiteta e coordenadora de Estruturação Urbana da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), Marissol Vieira.

A construção do plano foi dividida em etapas, a primeira delas foi a de planejamento, planos de trabalho e diagnóstico momento o qual foram levantados diversos dados, feita uma audiência pública com a comunidade e reuniões com representantes da Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas & Logística no Estado do Espírito Santo (Transcares) entre outros.

De posse desses dados a equipe partiu para a etapa seguinte: execução. Pois era preciso pensar em propostas para solucionar as situações apresentadas. Agora é chegada a hora da apresentação e oficialização do plano, que se dará em uma audiência pública no próximo dia 08, momento em que toda a comunidade é aguardada.

Marissol destaca que é importante que a comunidade participe da audiência pública para que ela tenha voz.

“O plano de mobilidade é para população, é para melhorar a qualidade de vida das pessoas, melhorar o deslocamento, é importante as pessoas irem para conhecer as propostas, para terem conhecimento do que está sendo feito no município e para se apropriarem desse plano. Ele tem um período de 10 anos e atravessa algumas gestões, então é importante que as pessoas o conheçam para cobrar dos próximos gestores que essas propostas sejam executadas”, afirma a coordenadora.

Linha férrea

A proposta do plano é criar formas de atrair as pessoas para o transporte coletivo e, além disso, incentivar a adoção de outras modalidades de transporte. Nesse sentido, Cariacica discute a volta do aquaviário e, principalmente, a reativação da linha férrea Leopoldina que corta vários bairros da cidade. A proposta, inclusive, está prevista no Plano Diretor Municipal (PDM).

No bairro Argolas, em Vila Velha, há um prédio da Estação Leopoldina, a proposta é reativar um ponto de embarcação do aquaviário nesse mesmo bairro e integrar os dois modais. Ainda está prevista a integração da linha férrea à ônibus e  à bicicletas.

“Houveram algumas conversas com a Vale, com a VLI e com a Prefeitura de Vila Velha, mas isso é uma proposta e vai estar agora no Plano de Mobilidade e, a partir da instituição dele, a gente começa a ter um projeto mesmo, vamos conversar com o Governo do Estado e de repente ver parcerias”, explica Marissol.

Metodologia nova

De acordo com Marissol o município adotou como método executar seus projetos utilizando mão de obra dos próprios servidores, o que além de gerar economia resulta em projetos mais condizentes com a realidade da cidade.

“Uma empresa do Nordeste não conhece como é a estrutura de Cariacica e quais são as suas necessidades, ela não convive no município, ela vem, fica um tempo e vai embora. As chances de o plano atender melhor às necessidades da população sendo feito com a equipe de Cariacica é muito maior do que com uma licitação”, explica.

Outro ponto positivo,  destacado por Marissol, é o conhecimento que fica no município quando um projeto é executado por seus próprios servidores, conhecimento esse que auxilia em projetos futuros. “Você licita e contrata uma empresa de fora, a empresa vem, faz o serviço, vai embora e o conhecimento de como foi o processo o município não tem”.

A equipe responsável pelo Plano Municipal de Mobilidade é multidisciplinar composta arquitetos, geólogos, administradores entre outros profissionais.

As propostas têm horizontes de execução à curto, médio e longo prazo. As de curto prazo, por exemplo, serão executadas nos próximos três anos e inclui sinalização, ampliação de ciclofaixas, retirada e colocação de lombada e de semáforos. O prazo para instituição do plano é 12 de abril de 2019.

Serviço

Audiência pública para apresentação e oficialização do Plano Municipal de Mobilidade

Data: 08 de abril

Local: Faculdade Pio XII, Campo Grande