Audiência da Semdec discute Plano de Saneamento Básico para as regiões 7 e 12

1X7A6411Representantes de moradores e lideranças comunitárias dos bairros das regiões 7 e 12, que formam a Macrorregião Sul, deram início a rodada de reuniões da apresentação dos prognósticos para o Plano de Saneamento Básico Eixo Água e Esgoto, organizada por técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e do Meio Ambiente (Semdec). Eles contribuíram com propostas de melhorias e avanços nesta área num encontro na noite de segunda (01), na Emef São Jorge, em Rio Marinho. Nesta terça (2), a reunião será com os bairros da macrorregião Centro-Oeste (regiões 2 e 10), na Emef Ângelo Zani, em Mucuri.

Instituído em 2014, em cumprimento à lei federal 5.304/14, o Plano de Saneamento Básico Eixo Água e Esgoto tem como missão direcionar os investimentos que a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) irá executar no município em um prazo de 30 anos. O investimento previsto gira em torno de R$ 170 milhões. Vale lembrar que o município que não possui o plano é impedido de receber recursos federais.

1X7A6386

O líder comunitário do bairro Castelo Branco, José Antônio Rais, apontou a expansão da rede de esgoto como um dos maiores desejos

O líder comunitário do bairro Castelo Branco, José Antônio Rais, estava  atento aos dados descritivos da região e deixou registrado o maior desejo da comunidade. "Nossa maior demanda é se haverá projeto de extensão de rede de esgoto em Castelo Branco. Atualmente, alguns instalaram fossa mas temos problemas por causa de ligação irregular na rede de drenagem", aponta.

Na análise apresentada pelos técnicos da Semdec, essa foi a maior reclamação na pesquisa feita entre moradores da Macrorregião Sul. Cerca de 35% das reclamações são referentes à ausência de rede de esgoto.

Os dados coletados com os participantes irão servir para elaboração de um documento contendo, a partir destas análises, propostas em forma de programas, projetos e ações que produzirão o futuro Plano Municipal de Saneamento Básico.