Dia da Água é celebrado com ações em unidades de ensino

Sem água não há vida no planeta. E apesar de ela ser um recurso natural abundante o mau uso pode torná-la escassa, é preciso preservar, por isso, foi criado o Dia Mundial da Água celebrado no dia 22 de março. A data serve como alerta para chamar a atenção da importância da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas.  Os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João Bubach, em Flor do Campo, já têm consciência disso.


Na manhã desta sexta-feira (22) os alunos do turno matutino, acompanhados dos professores e familiares, plantaram 22 mudas nativas no quintal da escola para celebrar o Dia da Água. Além disso, eles também fizeram apresentações de músicas relacionadas ao tema.


A diretora da unidade, Edinéia Acacio dos Reis, conta que solicitou a ação aos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) e eles prontamente atenderam ao chamado.


“Montamos um projeto e eu solicitei. Cada turma ganhou uma muda para cuidar durante o ano inteiro sob a supervisão da professora”, conta.


Os pequenos não esconderam a alegria em colocar a mão na terra para plantar, a alegria deles era perceptível.


Durante o ano letivo várias ações de economia de água são desenvolvidas na escola entre elas fechar bem as torneiras após o uso e lavar as mãos rapidamente. Edinéia salienta que não só no dia 22 de março, mas durante todo o ano é preciso trabalhar a temática. “Isso é muito importante porque forma cidadãos capazes de conservar e proteger esse recurso que é bem escasso, a água é muito importante e sem ela a gente não vive”, diz.


Palestra


Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Adalberto Queiroz, em Bubu, os alunos tiveram uma palestra pra lá de animada com o coordenador de Educação Ambiental da Semdec, José Roberto Laureth. Os alunos aprenderam, interagiram e fizeram muitas perguntas sobre o tema.


A diretora da unidade, Danilza Pinto Ribeiro da Silva, aprovou a ação. “As crianças são o futuro e, se elas começam agora a perceber a importância que tem uma árvore, elas começarão a ter consciência que precisamos preservar”, afirma.


José Roberto engrossa a fala de Danilza. “Os grandes países estão vendo que a criança é o berço do aprendizado, temos que começar com elas, e é importante que a criança tenha esse aprendizado na prática. Temos três campanhas fundamentais na Semdec: Dia da Água, Semana do Meio Ambiente e Dia da Árvore, fazemos essas três campanhas envolvendo o maior número de alunos possível”.