Moradores contribuem na construição de Plano de Manejo em oficina

Trânsito engarrafado, excesso de trabalho, contas chegando... no dia a dia uma série de coisas deixam as pessoas estressadas, nesses momentos nada melhor do que o contato com a natureza para relaxar e recarregar as energias. Cariacica, que já é referência em turismo rural, vai ganhar mais um parque natural e mais uma área de preservação ambiental. Na tarde de ontem moradores da região que receberá os equipamentos estiveram reunidos em uma oficina.

A oficina em questão foi o Planejamento Participativo de Construção do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) e do Parque Natural Municipal do Monte Mochuara (PNMMM).  Foram trabalhados tanto o zoneamento quanto as normas gerais das unidades.

O plano de manejo é uma espécie de manual de uso da área, ele detalha o que há de fauna, flora e costumes culturais, conforme explica o engenheiro agrônomo da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), Paulo Alves. “Queremos saber nessa oficina o que o pessoal entende daquela região para transferirmos para o plano de manejo que vai ser a nossa base, vai ser o manual do uso do parque”.

Ainda de acordo com engenheiro o parque será uma área de recreação natural que atenderá não só aos moradores de Cariacica, mas também turistas de todo o estado. “Poderão ser feitas trilhas e meio a natureza e escalada. Estamos pensando em um espaço com uma sede, auditório, museu, área de lazer, churrasqueira e estacionamento”, diz.

Novidade

A bióloga da Semdec, Bianca Campos Queiroz, explica que o modelo de plano de manejo que está sendo desenvolvido é novo. “Ele começou em dezembro de 2018 pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que está repassando esse modelo para os municípios e para o estado. Estamos à frente, vamos fazer um plano de manejo nas normas novas que vieram da legislação federal”, comemora.

1X7A4722

O produtor rural e integrante do conselho de desenvolvimento rural de Cariacica, Ademir Geraldo Degasperi, é morador de Roda D’Água e participou da oficina.

“A minha indignação é que a maioria dos produtores que vão ser afetados entre aspas não estão participando, acho que teria que ter mais participação para que eles tenham mais conhecimento. Eu sou a favor, pois o cariaciquense e o capixaba em si vão se beneficiar. Cariacica é o pulmão da Grande Vitória e agora com essa implantação isso só consolidar”.

1X7A4728

O professor, escritor e filósofo Marco Antônio Pereira também participou da oficina. Ele conta que ficou sabendo na última hora mas fez questão de abrir um espaço na agenda para ir. “Uma área preservada pode gerar recursos para a região e para o município, temos que olhar a preservação do meio ambiente como um pulmão, uma coisa essencial, e sem esses minis pulmões o município não tem como respirar do ponto de vista ambiental, mas não só do ambiental, mas do econômico e cultural também”, avalia.

1X7A4725

Nesta quinta-feira (21) haverá a continuação da oficina.

Serviço:

Oficina de Planejamento Participativo de Construção do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) e do Parque Natural Municipal do Monte Mochuara (PNMMM)

Local: Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto. Avenida Expedito Garcia, 218, Campo Grande.

Dia: 21 de março