Mutirão conjunto da Semus e Semserv previne dengue e limpa canal do Oriente

O primeiro dia de mutirão na ação conjunta da Secretaria Municipal de Serviços (Semserv) e Secretaria Municipal de Saúde (Semus) resultou na retirada de 90 toneladas de material de dentro do canal do Rio Itanguá, no bairro Oriente, além da visita a 630 domicílios para combater a dengue.

Dos imóveis visitados pela equipe da Semus, 284 estavam abertos e 346, fechados. Foram identificados 503 depósitos, ou seja, locais com água e umidade. Desses, 39 tiveram de ser tratados para prevenir a dengue.

Foram coletadas quatro amostras de quatro focos com larvas e pupas para análises laboratoriais, que irão identificar se são Aedes aegypti ou culex.
Na ação, houve também abordagem educativa, com a entrega de 700 panfletos pela Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESM).

1X7A4405O autônomo Paulo Nilton Vitória, 63 anos, morador de Oriente, viu a ação acontecer. “Ela é necessária. Ficou melhor agora depois da limpeza. E isso ajuda a prevenir a dengue”, afirmou.

1X7A4439A dona de casa Cláudia dos Santos Vieria, 45, também moradora de Oriente, está com boas expectativas sobre a ação. “Estamos com a expectativa de que vai melhorar. Já melhorou bastante”, relatou a moradora.

Mutirões
Haverá outras ações de mutirão, sempre com a meta de ficar cerca de duas semanas em cada região. A primeira está acontecendo na Região 3, em Itanguá, Oriente e Nova Brasília. A segunda etapa será em Nova Rosa da Penha. A terceira, em Jardim Campo Grande e Padre Gabriel. E quarta, em Rio Marinho, Jardim Botânico e Alzira Ramos.