Emef Talma Sarmento de Miranda conta com novas turmas e melhor estrutura

Quem passa em frente a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Talma Sarmento de Miranda, em São Geraldo, já pode observar as mudanças realizadas na infraestrutura do local. As modificações, porém, vão além da estrutura física. Desde agosto do último ano, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) estuda a possibilidade de realocar alunos de um turno para o outro. Colocado em prática no início do ano letivo de 2019, a nova reestruturação de turmas na rede municipal resultou em 650 novas vagas para estudantes do ensino fundamental de Cariacica. Com a realocação, a Emef Talma Sarmento de Miranda passa a ter alunos do 1º ao 9º ano e 175 novas vagas. "A Emef tinha apenas alunos do 6º ao 9º ano. Eram turmas pequenas e que com o planejamento identificamos a possibilidade de junção do turno vespertino com o matutino. Desta forma foi possível abrir no período da tarde, novas turmas, desta vez do 1º ao 5º ano. Este planejamento resultou em novas vagas para alunos do município", explica o secretário de Educação de Cariacica, José Roberto Martins Aguiar. Moradora de São Geraldo, Skarlat Anne Rocha é mãe do Bernardo de seis anos, e está satisfeita com as mudanças. "Era um anseio da comunidade ter mais vagas para o fundamental I e essa mudança veio para melhorar. Além disso, a reforma na escola também trouxe um ambiente mais alfabetizador. Antes víamos o Talma como uma escola bagunçada e agora com todas as alterações, a visão da escola mudou totalmente. As crianças estão amando e achando tudo diferente e bonito", conta. A pedagoga Maria Teresa Jacob, 71, está adorando a nova escola e também as novas turmas. “O ambiente está mais pedagógico e as crianças trazem uma alegria e leveza para o espaço. Os alunos tem mais prazer em vir estudar, o local está mais tranquilo, mais harmônico, enfim, o Talma que existe há mais de 40 anos, está mais lindo do que nunca", fala. O mesmo trabalho de realocação de alunos foi realizado na Emef Terfina Rocha Ferreira e Emef Padre Anthonius Lute, ambas com mais 150 vagas; Emef Maria Augusta Tavares, que conta com mais 75 vagas e Emef Antario Alexandre Theodoro Filho, com mais 100 novas vagas. Nova estrutura A escola de São Geraldo contou com uma reforma geral em toda escola, e ampliação de 143, 37 metros quadrados. Foram realizados: reforma elétrica, sinalização, climatização, prevenção de combate a incêndio, demolição de muro existente e reconstrução de novo muro, construção de guarita, reforma geral da quadra, pintura, reforma dos banheiros, da cozinha, fachadas e cobertura, execução de urbanização e pavimentação de pátios externos com construção de rampas de acesso, bicicletário, calçada cidadã e paisagismo.