Formação de professores com o Projeto Alman’Arte

Aprender nunca é demais e quando o assunto é meio ambiente a aprendizagem torna-se ainda mais necessária. Por isso, na próxima quinta-feira (14), o Centro Cultural Frei Civitella del Tronto será palco de uma formação para professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Agustinha Muniz de Oliveira, Cleilza Amaral Vaz, Deocleciano Francisco da Vitória e Hemogenea Maria da Conceição e todas localizados próximas ao entorno da reserva biológica de Duas Bocas.


A formação será ofertada graças a uma parceria entre o projeto Alman’Arte, as Secretarias de Educação (Seme) e de Cultura de Cariacica (Semcult), Secretaria de Estado da Cultura, Instituto Estadual de Meio Ambiente e a Reserva Biológica de Duas Bocas.


Ao todo cerca de 100 profissionais serão contemplados. De acordo com a secretaria de Cultura, Renata Weixter, a programação será composta de assuntos ligados a música e a literatura fazendo um link com a fauna, a flora e os recursos naturais da Reserva de Duas Bocas.


“Nossa proposta é trabalhar com os pequeninos usando a literatura e a música de maneira significativa para que a educação ambiental, patrimonial e ecológica fique mais enraizada. A arte toca o sujeito de forma diferente e isso fica, estamos há cinco realizando a mesma atividade e a gente percebe que há uma mudança no padrão de comportamento, em relação ao uso dos rios, do solo, em relação ao respeito aos animais que estão ali e são as crianças que ensinam os pais”, comenta.


No primeiro momento do encontro os professores conhecerão mais a fundo o projeto Alman’Arte, para isso, ganharão um livro de 40 páginas; em seguida, o conhecimento adquirido será multiplicado nas escolas que receberão também a visita de integrantes do grupo Alman’Arte que farão apresentações lúdicas reiterando com os alunos o que é o projeto. “Depois os professores farão uma formação in loco na Reserva biológica de Duas Bocas. Finalizando haverá uma apresentação artística, o conteúdo que os alunos aprenderam durante todo processo será apresentado para os pais e para a comunidade escolar”, explica a secretária.