Formação de professores com o Projeto EcoViver

Com objetivo de sensibilizar professores e alunos para o desenvolvimento de um novo olhar acerca do território onde vivem, a Gerência Municipal de Educação Integrada firmou parceria com o projeto “EcoViver”. A reunião foi realizada na tarde desta segunda-feira (11) na Secretaria Municipal de Educação.

O “EcoViver”, criado em 2006, tem como base conceitual e temática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e, além de sensibilizar os indivíduos das escolas, visa também fomentar a reflexão e o debate sobre questões da atualidade, despertar a sensação de pertencimento da comunidade e estimular o exercício da cidadania e proporcionar intervenções artísticas na escola.

O projeto promove atividades de formação aos professores, reuniões de organização e mostras artísticas de teatro, gerando reflexão, senso crítico e mudança de comportamento. Em média, cerca de 50 professores da rede municipal de ensino participarão das formações e desenvolverão as atividades na escola durante o ano letivo.

A Gerente Municipal de Educação Integrada, Flávia Mendes, destaca que o projeto “oferta aos professores da rede municipal metodologias ativas que auxiliarão em suas aulas”. A essência da formação fornecida pelo EcoViver tem como proposta pautas que são destaque no plano de ensino municipal. “Os pilares que são ressaltados na formação oferecida - criatividade, protagonismo, colaboração, empatia - vem de encontro com a linha metodológica aplicada pela formação continuada da Secretaria utilizando o teatro como principal ferramenta didática”, conclui.

As Escolas Municipais Amenophis de Assim, Angelo Zani, Manuel Melo Sobrinho, Talma Sarmento de Miranda, Maria Augusta Tavares, Stelida Dias, Martin Lutero, Sebastião Rodrigues, Professor Cerqueira Lima e Rosa da Penha foram selecionadas para desenvolverem os estudos.

O Projeto

O Ecoviver é viabilizado pela lei de incentivo à cultura (Lei Roaunet) do Ministério da Cidadania e patrocinado pelo Grupo EcoRodovias. Este ano, o projeto será realizado em escolas de 24 cidades: São Paulo, o projeto será realizado em Diadema, São Bernardo do Campo, São Vicente, Cubatão, Praia Grande, Santos, Guarujá, Itaquaquecetuba, Caçapava, Jacareí e Taubaté. No Rio Grande do Sul, em Pelotas, Rio Grande, Capão do Leão e Jaguarão. No Rio de Janeiro, nas escolas da capital e de Niterói. E no Espírito Santo, em Viana, Guarapari e Cariacica. E no Paraná, chegará a São José dos Pinhais, Paranaguá, Cascavel e Foz do Iguaçu.

Texto: Lucas Santos

Jornalista responsável: Alcione Coutinho