Ouvidoria Municipal recebeu 4.548 demandas em 2018, com 100% de respostas

Um instrumento de diálogo entre a população e o poder público, a Ouvidoria Municipal contribui com a melhora dos serviços públicos de Cariacica. Em 2018, foram feitas 4.548 solicitações por meio da ferramenta, com 100% de resposta.

As demandas chegam por telefone, através do 162, online, com a e-ouvidoria ou pelo projeto Ouvidoria no Seu Bairro. A categoria Reclamação lidera os requerimentos, com 2.497, seguida por Denúncias, com 845 e Unidade de Saúde, com 408.

A Prefeitura possui um prazo máximo de 30 dias para responder ao cidadão, mas no último ano, o tempo médio de resposta foi de apenas 8 dias.

“A demanda é encaminhada para o ouvidor setorial geralmente no mesmo dia. Após isso, as secretarias recebem as solicitações e encaminham as respostas. Para 2019, a expectativa é que haja mais acessos ao serviço, devido à rapidez no retorno”, destaca o ouvidor geral de Cariacica, Ronaldo Dutra Ferreira.

Ouvidoria no seu bairro e no setor da saúde

Além da ferramenta on-line, em 2016, a ouvidoria ficou mais próxima ao cidadão, com o desenvolvimento do programa Ouvidoria no Seu Bairro. Uma vez por mês, a estrutura da Ouvidoria da Prefeitura visita um bairro do município, com o intuito de tirar dúvidas, solicitar informações, encaminhar reclamações, denúncias, sugestões ou elogios.

Em 2018, os bairros Itacibá, Santo Antônio, Cachoeirinha, Roda D’Água, Alto Lage, Cariacica Sede, Castelo Branco, Nova Esperança, Vasco da Gama, Rosa da Penha, Vale dos Reis, Padre Gabriel e Vera Cruz foram atendidos.

A Prefeitura também disponibiliza a Ouvidoria Saúde, um serviço online para auxiliar as necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a ferramenta, é possível encaminhar manifestações, solicitar informações sobre medicamentos, campanhas de vacinação e serviços prestados pela rede de assistência à saúde de Cariacica.

Serviço:

Acesse a e-Ouvidoria em: https://bit.ly/2LbA9kf ou disque 162.

Texto: Yvena Plotegher Pelisson
Jornalista responsável: Alcione Coutinho