Iemanjá é homenageada em Porto de Santana com apoio da Gerência de Igualdade Racial

WhatsApp Image 2019-02-03 at 15.34.18Pelo quinto ano consecutivo, as homenagens à Iemanjá, considerada a mãe dos orixás pelo Candomblé e pela Umbanda, não ficaram restritas na Grande Vitória à praia de Camburi. Em Cariacica, a devoção à Rainha do Mar reuniu devotos e adeptos das religiões de matriz africana na orla de Porto de Santana na tarde do último sábado (2).  A realização foi do Fórum de Matrizes Africanas de Cariacica e contou com o apoio da Gerência de Igualdade Racial, ligada ao gabinete da vice-prefeitura.

No terreno em frente ao Campo do Kauê, o calor era forte mas isso não incomodou os participantes tal a fé e o carinho pela orixá. Uma ventania constante, vinda do mar, também ajudava. Num clima de pedidos por mais respeito a todas as religiões, foi feita uma roda de preces, WhatsApp Image 2019-02-03 at 15.34.20acompanhadas de cânticos tradicionais em iorubá e toques de atabaque. Adeptos de diversas casas e terreiros, babalorixás, mães e filhas-de-santo saudaram Iemanjá numa coreografia ritmada em diálogo com a natureza enquanto o sol se WhatsApp Image 2019-02-03 at 15.35.06punha. Ao final, foi feita a entrega do balaio de oferendas, com flores, frutas e comidas do agrado de Iemanjá como acaçá (creme de arroz feito com leite de coco), ebô (milho branco de canjica cozido sem tempero), eboya (creme de canjica com cebola ralada e camarão), dibó (creme de canjica com  camarão seco). "Todo o material é pensado para não impactar o meio ambiente com itens biodegradáveis, que irão se decompor rapidamente", explicou o gerente de Promoção de Igualdade Racial, Sandro Cabral Silva.

Opiniões

WhatsApp Image 2019-02-03 at 15.35.10

Amanda Gonçalves veio de Vitória

A pedagoga Amanda Gonçalves, 33 anos, mora no Centro de Vitória e foi a Porto de Santana pela primeira vez. Ficou contente com a celebração. "Eu sempre vou a praia de Camburi em 2 de fevereiro. Fiquei sabendo que em Cariacica também se homenageia Iemanjá e vim ver. É bonito ver como todo mundo se envolve nas preparações", elogiou. Ela está conhecendo o Candomblé aos poucos e tem gostado do que tem visto.

WhatsApp Image 2019-02-03 at 15.35.09 (1)

A arquiteta urbanista Maria Luiza prepara tese de mestrado sobre territórios de comunidades afrobrasileiras em Cariacica

Já a arquiteta urbanista Maria Luiza de Barros, 25, saiu de Campo Grande para recolher mais dados para uma pesquisa de mestrado, a ser apresentada na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). "Estou me aprofundando na pesquisa por territórios afrobrasileiros em Cariacica e de como essas comunidades ocupam a cidade e como o município as percebe. É interessante essa iniciativa de festejar Iemanjá neste ponto aqui do bairro, acrescentando um novo significado à orla", analisou.

Para o gerente de Promoção de Igualdade Racial, fazer a homenagem em Cariacica é uma forma de exaltar o município. "Também é dar oportunidade para que os moradores e os fieis possam adaptar seu jeito de celebrar e viver a fé ao cotidiano e lugares da cidade", pontuou.