Projeto ‘Escola + Cariacica’ será lançado na quinta-feira (7)

Um total de 320 professores participará de um projeto que tem como objetivo melhorar a qualidade do aprendizado dos alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de Cariacica. Trata-se do projeto ‘Escola + Cariacica’, que será realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) com o financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O lançamento do projeto acontecerá nesta quinta-feira (7) e contará com uma palestra de sensibilização voltada para os professores envolvidos. Durante o evento, o professor Carlos Henrique Araújo, Mestre em Sociologia e ex-diretor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abordará a importância dos sistemas de avaliação educacional. “Será interessante mostrar para os professores como é possível contribuir para o aprendizado do aluno. Também será apresentado como tornar essas ferramentas úteis para obter um diagnóstico pedagógico”, explicou.

A intenção da Seme com a implantação do projeto é melhorar os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e fortalecer o ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa e Matemática dos alunos do 5º ao 9º ano. A proposta da Seme é que os alunos da rede alcancem a nota 5.8, que é a meta para este ano. Por isso, os professores do 5º ao 9º ano, de 56 escolas da rede, participarão de formação durante todo este ano letivo, além de atividades nas plataformas digitais.

A nota do Ideb é resultante da Prova Brasil, que é aplicada a cada dois anos. Em 2015, o 5º ano atingiu a nota de 5.2, que era a estimada. No último ano de aplicação, em 2017, a mesma série alcançou a nota 5.3, sendo que a meta foi 5.5. Já o 9º ano, que é o último ano do ensino regular, em 2015 alcançou a nota 3.7 com a meta de 4.6 em 2015. Em 2017, a nota ficou em 3.8, com o objetivo de 4.9.

O secretário municipal de Educação, José Roberto Martins Aguiar frisa que há alguns pontos como objetivo na execução do projeto. “A expectativa é de fazer as correções necessárias na aprendizagem dos alunos, diminuir a evasão escolar e os números de reprovação. O projeto não será apenas um reforço escolar. Há toda uma organização da Seme para que o trabalho e a garantia da aprendizagem dos alunos tenha um resultado de sucesso. Além disso, o projeto será monitorando frequentemente, a fim de observar a evolução do aluno no processo”, destacou

Neste projeto, mais de seis mil alunos serão beneficiados com atividades de Português e Matemática, que serão mescladas com atividades culturais, artísticas e esportivas. As tarefas serão aplicadas aos professores regentes e alunos do 5º ano em sala de aula. Já para professores e alunos das disciplinas de Português e Matemática do 6º, 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental, as atividades acontecerão no contraturno. Ao final do ano letivo, os professores do 5º ano receberão certificado com carga horária de 320 horas e os professores de 6º ao 9º serão certificados com 180 horas.

Confira aqui as escolas que participarão do projeto