Festa de Iemanjá reúne comunidades de matrizes africanas

Dandalunda, Inaé, Marabô, Mucunã, Princesa de Aiocá, Rainha do Mar, Sereia do Mar, enfim, nas várias regiões do Brasil a orixá Iemanjá recebe diversos nomes, mas uma coisa é unânime em todas as localidades: a data de homenageá-la da forma que ela merece, o dia 02 de fevereiro. É nessa data  que a orla de Porto de Santana vai ser palco de muitos festejos para ela.

A festa de Iemanjá começou de forma tímida e aos poucos está ganhando mais e mais adeptos, tanto que essa será a 5ª edição. "A gente saía daqui para homenageá-la em Vitória, mas temos um píer que dá para fazer também, então juntamos alguns babalorixás, fizemos o primeiro ano e não paramos mais. Se Deus quiser a festa vai ser um sucesso, estamos trabalhando muito para isso ", comemora a gerente de Igualdade Racial, Everaldina Francisca de Lima.

Flores, perfumes, bijouterias, espelhos e comidas são as oferendas prediletas da divindade africana, e são esses adornos que serão colocados em balaios e levados ao mar pelos cerca de 100 adeptos das religiões de Matrizes Africana que são esperados.

Devota de Iemanjá, Everaldina lembra inúmeras graças concedidas por ela, mas uma em especial ela nunca esquece. O filho, hoje com 32 anos, foi salvo de um afogamento na Praia da Baleia, na Ponta da Fruta, aos seis anos de idade. "Eu clamei a ela e ela o trouxe pra mim são e salvo", lembra.

Para animar a festa não vai faltar rodas de camdoblé e umbanda regadas a muitos cânticos e rituais para a Rainha do Mar. A festa de Iemanjá é uma realização do Fórum de Matrizes Africanas de Cariacica.

Serviço:
Festa de Iemanjá
Data: 2 de fevereiro, sábado
Local: orla de Porto de Santana, em frente ao antigo Campo do Kauê
Horário: a partir das 17 horas