Educação: boas-vindas aos alunos com tudo preparado

O mês de janeiro está acabando e, com ele, acabam também as férias da garotada. No próximo dia 5 de fevereiro, os mais de 40 mil alunos matriculados nas 107 escolas da rede municipal estarão de volta à rotina e às salas de aula. Levar o pequeno para a escola pela primeira vez pode ser um momento de insegurança para os pais, mas não se preocupe. Os profissionais dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), estão preparados para receber a criança que está entrando na escola pela primeira vez.

IMG_0037E, para que este retorno seja agradável para as crianças e reconfortante para os responsáveis a orientação é uma só: adaptação. A psicopedagoga da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Melina Carminati, explica que na primeira semana de aula é trabalhado o acolhimento das crianças que estão frequentando a sala de aula pela primeira vez. “A escola faz todo um planejamento diferenciado. As atividades aplicadas aos alunos não são as ações rotineiras, elas são mais recreativas. É o momento em que a criança vai identificar a escola como um ambiente atraente”, frisou.

A psicopedagoga ainda explica que as mudanças precisam ser estabelecidas aos poucos. “Em casa a criança brinca e não costuma ter obrigações de rotina. No primeiro momento, este hábito tem que ser introduzido aos poucos para não criar um impacto. Romper o laço com a família neste período é muito complexo. A partir do momento que a criança entende isso, passa a querer frequentar o ambiente escolar e a rotina fica mais suave”, ressaltou.

Adaptações da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

Além da educação infantil, outra fase importante na vida escolar do aluno é a transição do ensino infantil para o ensino fundamental. Lá, novas disciplinas, mais professores e novas atividades começam a fazer parte do dia a dia do estudante.

Melina Carminati destaca que antes do início do ano letivo há todo um planejamento por parte da secretaria. “Antes de iniciar as aulas, a Seme tem toda a preocupação em relação à adaptação daquele aluno que vem de um Cmei, por exemplo. É necessário ter sensibilidade. Por isso, pensar em uma recepção animada, com: fantasia, festa e um ambiente alegre, é um passo importante para que o aluno não sinta-se deslocado ou em um local diferente do que ele reconhece como escola. A intenção é sempre diminuir esse impacto de mudança de ambiente”, explicou.

Incentivo a mais para o Fundamental II

IMG_0032O ensino fundamental II é a última modalidade de ensino regular e atende alunos do 6º ao 9º ano, na faixa etária de 11 a 15 anos de idade. E, para estimular a aprendizagem da garotada, o secretário municipal de Educação, José Roberto Martins Aguiar, ressalta a importância dos projetos que são aplicados nas escolas. “Os projetos implantados pela Seme neste ano serão incentivadores. E o mês de fevereiro será de estudo, de cruzamento de informações e de estratégias que envolvem toda a rede municipal. Além disso, para incentivar, ainda mais, os alunos que estarão de saída do fundamental II, estamos elaborando um projeto preparatório para o ensino médio com os estudantes que mais se destacam nas escolas. A ideia é ofertar o curso no contraturno à noite em algumas escolas e aos sábados”, explicou.

Melhorias nos índices do Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano

Todas essas mudanças visam alcançar índices ainda melhores que os alcançados no ano passado. Em 2018, o rendimento dos alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal teve o melhor índice de aproveitamento em relação aos três anos anteriores. De acordo com a Seme, o número de aprovação subiu 3% em relação ao diagnóstico feito em 2017. Além disso, o índice de reprovação caiu 0,25% e a evasão escolar, que no último ano do diagnóstico estava em 2,75%, diminuiu 0,5%, o que representa hoje um total de 2,25%.