Rodada de apresentação da PPP de esgotamento sanitário atrai 13 empresas

A rodada de apresentação da Parceria Público-Privada de esgotamento sanitário de Cariacica foi considerada um sucesso. Realizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na sede do Rio de Janeiro, atraiu 13 empresas de grande porte com interesse em participar do processo de licitação. Esta etapa é importante para verificar interesse do mercado tanto quanto acertar pontos importantes para o edital, que deve ser publicado nos próximos dias.

A PPP do esgotamento sanitário de Cariacica é parte do plano de universalizar a coleta e tratamento de esgoto da cidade, criado com base no Plano Municipal de Saneamento Básico elaborado pela Prefeitura, publicado sob a Lei nº 5.302/2014. Segundo o plano, em 10 anos esta meta será alcançada. Para isso, além da parte a ser executada pelo vencedor da licitação, a Cesan, com investimentos de mais de R$ 180 milhões irá implantar redes em 19 bairros. Os outros 42 bairros que ainda carecem da infraestrutura ficarão a cargo da licitante vencedora. A PPP está orçada em cerca de R$ 570 milhões.

O prefeito da cidade, Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, fez parte da comitiva com a missão de chancelar o projeto e dar mais confiança às empresas que participaram. "É importante nos envolvermos neste processo pois passa segurança. Nós estamos no estado que é bem avaliado no país por ter finanças equilibradas e nossa cidade também faz bem este dever de casa. Com esta postura séria e pela necessidade de milhares de famílias que ainda não possuem saneamento básico, e por entender que isto se trata de uma política de saúde pública antes de qualquer coisa, estamos nos empenhando", comentou o prefeito.

Além do prefeito representou a cidade o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento do Município de Cariacica (Idesc), Albuino Cunha de Azeredo Junior, e diretores da Cesan, entre os quais o presidente Amadeu Wetler.