Projeto de grafite transforma pontos da cidade

O Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Cariacica ganha um novo colorido com a arte do grafiteiro Nicholas Duarte, o Nico, que por meio de pinturas e desenhos promete transformar o ginásio poliesportivo. O projeto Graffitarte é o responsável pelas novas cores da cidade. A primeira área a ser grafitada foi o Centro de Artes e Esportes Unificados, mais conhecido como Praça CEU, em Nova Rosa da Penha II.

Para levar a sua arte ao público em geral, o grafiteiro organiza oficinas que  tem o objetivo de sensibilizar o olhar dos participantes para que possam identificar esta manifestação cultural de arte visual como um meio de produzirem reflexões referentes a estética urbana.

O grafiteiro Nico destaca que “o grafite desempenha um importante papel social ao engajar pessoas de várias idades e gêneros em atividade cultural”. A ação do artista no CIE será realizado por meio de uma oficina que acontece no dia 15 de dezembro (sábado), das 8h às 17h, e está aberto aos interessados em aprender sobre todas as fases de um grafite.

O autor do projeto é contemplado pela Lei João Bananeira de incentivo a cultural, sendo uma realização das Secretarias de Cultura e Esporte e Lazer do município.

O ginásio
O ginásio poliesportivo do CIE contará com arquibancada para 177 lugares, área de apoio (administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público), estacionamento e estruturas de atletismo (pista de atletismo com 120 metros e oito raias, gaiola de arremesso, além de pista para salto em distância e salto triplo). Segundo o coordenador da Unidade Gestora Local (UGL) para o projeto do CIE, Carlos Sfalsin, o ginásio oferecerá condições para que equipes escolares de Cariacica tenham um lugar adequado para treinamento. “O piso será de material emborrachado, próprio para treinamento de diversas modalidades. Além disso, teremos um local para realizar competições municipais e estaduais, com um ginásio com capacidade para 200 pessoas”, explica.


Serviço


Oficina 'Graffitarte' com o grafiteiro Nico

Quando: 09 de dezembro (domingo)

Horário: das 8h às 17h

Onde: No Centro de Iniciação ao Esporte, ao lado do parque O Cravo e a Rosa, entre Itacibá e Nova Brasília


Texto: Lucas Santos

Jornalista responsável: Alcione Coutinho