Semdec realiza primeira oficina sobre planos de manejo para duas unidades de conservação

IMG_2230Nesta quinta-feira (29), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) realizou a primeira oficina para apresentação dos planos de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) e do Parque Natural Municipal (PNM) do Monte Mochuara. Donos das 52 propriedades rurais que podem ser impactadas pelas unidades de conservação foram convidados para a reunião, realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Euvira Benedito Cardoso da Silva, em Novo Brasil. Também participaram servidores do Instituto de Desenvolvimento do Município de Cariacica (Idesc).

"Além da APA e do Parque Natural do Monte Mochuara, localizam-se na cidade outras três Unidades de Conservação: o Parque Natural Municipal de Itanguá, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável e a Reserva Biológica Estadual de Duas Bocas. O objetivo da oficina foi apresentar o estudo, realizado pela Acquatool Consultoria, sobre as duas áreas de conservação, bem como toda a estrutura planejada. Também ouvimos os anseios da comunidade vizinha para que no próximo ano seja feita a execução do plano", explica o coordenador de Recursos Naturais da Semdec, Wolmen Oliveira dos Santos.

As Unidades de Conservação

A Área de Proteção Ambiental do Monte Mochuara foi criada em 2007, tem 2.618,24 hectares e um perímetro de 36.000,90 metros. Está inserida nas bacias hidrográficas dos rios Cariacica (Bubu) e Formate. Limita-se com a Reserva Biológica Duas Bocas, além das comunidades de Roças Velhas, Morro do Óleo, Maricará, Mochuara, Boca do Mato, Serra do Anil, boa Vista, Mugumba, Roda D'Água, Taquaruçu e Novo Brasil.

Já o Parque Natural Municipal do Monte Mochuara, também criado em 2007, possui 435,40 hectares e um perímetro de 9.362,96 metros. Faz divisa com as comunidades de Roças Velhas, Boa Vista, Azeredo, Mochuara, Boca do Mato, Novo Brasil, Bubu e Cangaíba.