Segunda etapa do Plano Municipal de Mobilidade é realizada nesta terça (20)

IMG_1360Foi realizada na noite desta terça-feira (20) a audiência pública para apresentação do diagnóstico inicial do Plano Municipal de Mobilidade (PMM). A reunião aconteceu no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande, e contou com a presença de alunos de nível técnico do Centro Técnico Lusíadas, lideranças comunitárias e movimentos sociais.

“O Plano Municipal de Mobilidade é um planejamento para o futuro. É a forma de buscar possíveis soluções de acordo com a capacidade da cidade para mover pessoas. Isso possibilita que o município cresça e se desenvolva de forma correta”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Claudio Denicoli.

A primeira audiência pública realizado em agosto ouviu representantes da sociedade civil para realizar o primeiro levantamento para elaboração do plano. Nesta segunda reunião, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente apresentou o diagnóstico para então com novas propostas finalizar o PMM que será oficialmente apresentado em abril do próximo ano.

É importante destacar que como medida de economicidade, a equipe técnica responsável pelo Plano é composta por servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente. Segundo a lei federal 12.587/12, da Política Nacional de Mobilidade Urbana, os municípios que não apresentarem seus planos ficam impedidos de receber recursos para a área. A metodologia de trabalho tem como referência o guia “Sete Passos: como construir um plano de mobilidade”, utilizada pelo Ministério das Cidades.