Projeto oferece reflexão aos jovens por meio da fotografia

o-olho-azul-pelo-celularA fotografia é muito mais que um registro. Ela nos ajuda a ver, em situações comuns, realidades até então desconhecidas. Essa é uma das ideias que move o “Street Photo Cariacica”, que tem como objetivo dar às crianças, adolescentes e jovens da cidade, a oportunidade de refletirem, por meio das fotos, sobre a realidade na qual estão inseridos. As aulas acontecerão no dia 31 de dezembro, no Centro Cultura Frei Civitella.

O curso terá dois módulos, cada um com duas horas de duração. Ele será ministrado pelo arquivista Anderson Barbosa, com a ajuda do fotógrafo Hudson Mairink. Serão utilizados equipamentos mais simples como celulares e máquinas fotográficas compactas. Além desta edição, ocorrerão mais quatro, em outros bairros do município.

iphoto-fotografia-com-smartphone-990x554No primeiro momento, o foco será conteúdo teórico. Por meio da oficina “Cultura e Fotografia de Rua”, serão abordados os valores culturais e a arte da fotografia, com dicas de iluminação e enquadramento. Em seguida, os participantes serão levados às ruas, para que possam botar em prática os seus conhecimentos e exercitarem um olhar crítico em relação à cidade.

Anderson, que é o idealizador do curso, já fez atividades semelhante em Colatina, em 2016. Ele diz que a ideia para a sua realização veio da própria profissão. “Sou arquivista, e trabalho com patrimônio cultural. Creio que com a dinâmica da fotografia, os jovens podem aprender muitas coisas, principalmente sobre a própria cidade e coisas não muito visíveis dentro dela”, comenta.

Inscrição

Para se inscrever, basta acessar o blog do Street Photo Cariacica, clicando aqui. Ao entrar no site, a pessoa que deseja participar deve clicar na foto de divulgação do evento e finalizar seu cadastro.

Serviço:

Street Photo Cariacica

Local: Centro Cultural Frei Civitella – Av. Expedito Garcia, 220, Campo Grande, Cariacica-ES

Data: 01 de dezembro de 2018

Horário: Das 8h às 12h

Carga horária: 4 horas

Público-alvo: Crianças, adolescentes e jovens.

 

Texto: Reinaldo Fonseca

Jornalista responsável: Alcione Coutinho