Propostas da sociedade civil são recolhidas para o Plano Municipal de Mobilidade

IMG_7318

Secretário Claudio Denicoli frisou a importância da participação popular na elaboração do Plano Municipal de Mobilidade



Representantes da sociedade civil organizada apresentaram suas propostas e questionamentos para o Plano Municipal de Mobilidade (PMM), que vai nortear futuras ações em Cariacica no que se refere ao universo dos meios de transporte e acessibilidade. A primeira audiência pública, organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e do Meio Ambiente (Semdec), encheu o auditório do Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande, na noite da última segunda-feira (29). "Quando se pensa em mobilidade uma das diretrizes é a grande participação popular pois é necessário ouvir a contribuição de quem vive e se desloca pela cidade", apontou o secretário da Semdec, Claudio Denicoli.

Ele frisou que, diferentemente de outros municípios, a elaboração do PMM é feita totalmente por servidores e corpo técnico da Semdec. Não será necessária a contratação de uma empresa para este fim. "Temos profissionais altamente qualificados e contamos com arquitetos, geógrafos e administradores que estarão debruçados sobre esse plano em sintonia com o que a população vai contribuir e com foco nas questões contemporâneas da cidade que queremos", destacou.

Ao longo da noite, os técnicos apresentaram o panorama atual de Cariacica, com dados informativos sobre frota de veículos, malha viária, formas de IMG_7343locomoção utilizadas pela população e a descrição das etapas de criação do plano de mobilidade. Segundo a lei federal 12.587/12, da Política Nacional de Mobilidade Urbana, os municípios que não apresentarem seus planos ficam impedidos de receber recursos para a área. A previsão é de que o Plano de Mobilidade de Cariacica fique pronto em abril de 2019. Até lá, serão realizadas outras duas audiências públicas, uma para apresentação dos resultados e uma para a finalização do plano. A metodologia de trabalho tem como referência o guia “Sete Passos: como construir um plano de mobilidade”, utilizada pelo Ministério das Cidades. A próxima reunião será no dia 20 de novembro.