Novo horário de expediente pode economizar mais de R$ 500 mil

A Prefeitura de Cariacica publicou nesta segunda-feira (29), no diário oficial do município, sob o decreto nº 158/2018, o novo horário de expediente dos setores administrativos. A alteração, que entra em vigor no próximo dia 5 de novembro, busca maior eficiência e economicidade por parte da administração, podendo representar mais de R$ 500 mil em custeio por ano, mantendo a qualidade do serviço prestado à população.

De acordo com a publicação, o funcionamento será das 12h às 19h para as secretarias da sede da Prefeitura Municipal, em Alto Lage, e das 8h às 16h para as demais secretarias, incluindo as autarquias. Não haverá alteração para os serviços essenciais e assistenciais nas áreas de educação, assistência social e saúde; fiscalização; e serviços de plantão permanente.

A proposta foi definida após estudos sobre o custeio da máquina no exercício de 2018 e a expectativa é que as medidas gerem economia de cerca de 21% com energia elétrica, 13% com combustível e 11% com água.  Segundo o secretário de Gestão e Planejamento, Rodrigo Magnago, austeridade e eficiência nortearam os objetivos desta mudança. "Em tempos de austeridade a administração pública tem que buscar caminhos para realizar o melhor serviço com o máximo de economia. Esse é o princípio que vai permitir investirmos cada vez mais em serviços de qualidade para o cidadão", analisa, lembrando que vários atendimentos beneficiarão trabalhadores que atuam no horário comercial, já que o atendimento será estendido até às 19h.

O corte de gastos com custeio vem sendo realizado desde 2013. Entre as principais medidas estão a reforma administrativa, que reduziu em sete o número de unidades gestoras (secretarias) e extinguiu 84 cargos comissionados do organograma administrativo. Também foram estabelecidas metas de economia por meio de decretos como os de nº 148/15 e nº 120/16, que possuem por objetivo diminuir gastos como gasolina, energia elétrica, diárias e passagens.

Além disso realocou unidades gestoras em novo endereço, proporcionando economia com aluguel, combustível, por exemplo. O centro administrativo, localizado próximo ao estádio Kleber Andrade, reúne Procon, Agência do Trabalhador, Gerência dos Direitos Humanos, as secretarias de Saúde (setor administrativo), Assistência Social e de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente.