Final de semana de empoderamento negro na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal Madeira de Freitas, em Campo Grande, vai se tornar polo de discussão e reflexão sobre os direitos e empoderamento negro nesta sexta (28) e sábado (29). É a programação do "Estrelas Negras", realizado pela equipe da biblioteca, e que vai oferecer atividades de empreendedorismo, artesanato, maquiagem e moda.

39239641_10215120526078590_8016006130939461632_n

A atriz Suely Bispo, que participou da novela "Velho Chico", participa da programação do Estrelas Negras. Foto: TV Globo/divulgação

Os trabalhos começam com debate "Estrelas Negras: as Oportunidades para o Negro no Mercado Cultural", com a participação da atriz Suely Bispo (que participou da novela global "Velho Chico", interpretando Doninha) e do bailarino Markus Konká. A mediação é da produtora cultural Sandy Vasconcelos. Será nesta sexta, às 18h30.

No sábado, a partir das 13h30, a Biblioteca Madeira de Freitas estará de portas abertas em regime especial na "Tarde de Cultura Afro". Tudo começa com oficina de artesanato com oficina de bordado e costura, ministrada pela artesã Jaíne Muniz.

Em seguida, é a vez da temática da beleza dominar o restante da programação. Das 15h às 17h, a maquiadora Monique Brant vai elucidar os segredos de maquiagem para a pele negra.

Paralela às oficinas, haverá exposição de produtos inspirados em look étnico. Roupas, acessórios, objetos de decoração, todos fazendo referência à cultura black. A programação se encerra com um desfile às 17h.

Confira a programação:

Sexta (28), 18h30:
DEBATE/EXIBIÇÃO
ESTRELAS NEGRAS: AS OPORTUNIDADES PARA O NEGRO NO MERCADO CULTURAL
COM DIVERSOS CONVIDADOS (Suely Bispo e Markus Konká já confirmados)
MEDIADORA: SANDY VASCONCELOS
Debate sobre o papel do negro no mercado de trabalho em geral, com foco na área cultural: teatro, cinema e televisão. Haverá também exibição do curta "REC: Todos merecem respeito".

Sábado (29)

• 13h: oficina de artesanato "Bordando o Futuro", com Jaíne Muniz
    Material necessário para realização: linhas de meada e de costura (cores diversas); agulhas para costura de mão (tamanhos diversos); bastidores de 14 ou 16cm; - algodão cru médio; papel carbono; papel sulfite; lápis; tesoura.

• 15h: workshop de automaquiagem para pele negra com Monique Brant

• 17h: desfile de moda afro

Local: Biblioteca Pública Municipal, Rua Santa Marta, número 12, Campo Grande, Cariacica (próximo a Bremenkamp Madeiras/em frente à Boate Di Jorge).

Informações: 3386-3376

Quanto: gratuito