Alunos assistem peça teatral sobre doação de órgãos

IMG_9607Na próxima quinta-feira (27) é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos e, para falar sobre este tema tão discutido entre os adultos de uma forma em que as crianças conseguissem compreender, a Secretaria Municipal de Educação (Seme), em parceria com o Instituto Unimed, promoveu, na manhã desta segunda-feira (24), uma apresentação teatral bem alegre e envolvente para 130 crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alice Coutinho e Stélida Dias. A apresentação aconteceu no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande.IMG_9684

O enredo da peça “A tartaruguinha que perdeu o casco” gira em torno de uma tartaruga que enquanto andava na chuva tropeçou em uma pedra e seu casco se quebrou. Por isso, ela obteve ajuda de diversos outros animaizinhos, como o mico leão dourado, o ouriço, coelhos, tucano e até dos três porquinhos. Os amiguinhos se mostraram muito solícitos para prestar ajuda à tartaruguinha, porém, o que eles ofereciam não eram compatíveis com sua necessidade, que era um novo casco.

IMG_9688Saindo da literatura, histórias assim podem ser conhecidas diariamente por todo o estado. Várias pessoas aguardam por anos na fila do transplante, algum órgão que seja compatível com suas necessidades. É desta forma que a história leva para os pequenos, de forma recreativa, a importância de ser um doador de órgãos. A proposta é sensibilizar também, os familiares das crianças, a fim de chamar a atenção para uma causa tão importante, que pode ser considerada tabu devido à questões culturais ou religiosas. IMG_9753

Para a atriz gaúcha que interpretou a tartaruguinha, Patrícia Garcia, montar um teatro que fala sobre doações de órgãos foi uma grande tarefa para a equipe. “O assunto é bem delicado e, percebemos que era preciso fazer a peça de uma forma leve e ao mesmo tempo que se tornasse interessante para as crianças”, explicou.

O final, claro, foi feliz e, a tartaruguinha conseguiu um casco novo graças à doação de uma família de tartarugas que tinha perdido sua filhotinha. Além da peça teatral, a equipe do Instituto Unimed ainda disponibilizou livros com a história para as crianças levarem para casa. Ainda de acordo com Patrícia, o livro é muito trabalhado nas pediatrias dos hospitais do Rio Grande do Sul, para que os pais tomem conhecimento do assunto e, trazer essa história para as escolas tem como finalidade tocar as crianças e levantar a discussão sobre a doação e transplante de órgãos.

IMG_9746A diretora da Emef Stélida Dias, Margaret Jann, destaca a importância da criança compreender temas que são discutidos em uma idade mais avançada. “Esse é um tema muito difícil ainda e, é a melhor forma de falar sobre doação de órgãos para crianças mais novas. Além disso, a oportunidade de trazê-los ao teatro os deixam mais interessados sobre o tema”, contou.

Confira abaixo a galeria de fotos da apresentação