Danças afro e capoeira animam I Arraiá das Matrizes Africanas neste sábado (19)

Festa junina também pode reservar espaço para capoeira e outras manifestações culturais afrobrasileiras. É a proposta do 1º Arraiá das Matrizes Africanas de Cariacica, marcado para este sábado (19), a partir das 16h, em frente à Prefeitura. O evento é coordenado pela Gerência de Política de Promoção e Igualdade Racial (Geppir), vinculada à Secretaria Municipal de Cidadania e Trabalho (Semcit), em parceria com o Fórum de Matrizes Africanas de Cariacica. A Geppir quer, com isto, favorecer a promoção de ações afirmativas em prol de grupos discriminados e vitimados pela exclusão socioeconômica no passado ou no presente.


O público, de cara, já vai notar as diferenças. “O vestuário utilizado será o mesmo usado nos terreiros, nas casas de pais e mães-de-santo. Neles, as mulheres usam os vestidos dos orixás. Outro diferencial será o casal negro, representando os noivos”, detalhou a gerente da Geppir, Adriana Silva.


Na programação, haverá apresentações de duas quadrilhas neste estilo, além da participação dos arraiás Abracadabra, de Vila Prudêncio, Raça Junina Capa Preta e Arraiá da Capa Preta, estes últimos de Vitória. Está prevista premiações das quadrilhas nos quesitos dança, música, adereços e tempo de performance.


Legalização
A ideia da festa surgiu durante as reuniões periódicas a cada 15 dias com as comunidades afro organizadas pela Geppir. As comunidades, juntamente com a gerência, integram o chamado Fórum de Matrizes Africanas. “Com este fórum, estamos organizando os primeiros passos num processo de legalização das casas de culto afrobrasileiro em Cariacica. Este arraiá tem como proposta arrecadar fundos para este fim. Além disso, com a participação da nossa gerência, afirmamos o compromisso da gestão municipal com as políticas que beneficiam pessoas pertencentes a grupos discriminados e vitimados pela exclusão socioeconômica no passado ou no presente”, destacou. “A iniciativa é importante porque pela legislação as casas que prestam culto religioso ficam isentas do pagamento de IPTU. Além do mais, esta iniciativa dá um caráter institucional às casas de matrizes africanas, tornando mais fácil elaborar políticas públicas com este segmento”, finalizou Adriana.


Quando:  sábado (19), às 16h


Onde:  em frente à Prefeitura de Cariacica, Rodovia BR 262,  Km 3, Alto Lage


Atrações: capoeira, danças afro e quadrilhas das matrizes africanas e de grupos tradicionais


Informações: (27) 3226-5584