Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial toma posse em Cariacica

Aconteceu nesta quinta-feira (27) a posse dos conselheiros do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Comppir). O órgão é autônomo e fiscalizador, mas ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Sua atuação tem grande relevância para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para este segmento da população de Cariacica.

A mesa diretora eleita é formada por Salomé de Sá Oliveira, presidente, que é representante da Secretaria Municipal de Educação (Seme); Rosemberg Moraes Caitano, vice-presidente, representante dos Agentes de Pastoral Negros do Brasi; Iljorvanio Silva Ribeiro, primeiro secretário, representante dos povos de matriz africana; e Cristina Moreira Leite, segunda secretária, representante da Semas.

“O conselho tem o objetivo de fiscalizar e cobrar que leis direcionadas à promoção da igualdade racial sejam cumpridas. É muito importante que os órgãos de controle social, como os conselhos, estejam ativos no nosso município para todos terem voz”, salientou Danyelle Lirio, secretária de Assistência Social.

Para o secretário de Governo de Cariacica, Messias Donato, que esteve na cerimônia representando o prefeito Euclério Sampaio, é uma alegria dar posse a esse conselho. “Essa gestão sabe que os direitos de todos têm que ser respeitados. Promover a igualdade racial é o nosso dever. Estamos empenhados em garantir a promoção de políticas voltadas para todos”, destacou.

O Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial de Cariacica foi criado por meio da Lei Municipal n° 6061/2000; no dia 19 de janeiro de 2022. Tem 32 integrantes, entre titulares e suplentes, representantes do poder público e da sociedade civil.

“Cariacica mais uma vez avança nas políticas públicas de igualdade racial. A mesa diretora é bem diversa, possuindo membros integrantes de comunidades tradicionais que vão trabalhar para a criação de políticas afirmativas”, ressaltou Sandro Cabral, gerente de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Assistência Social.