Primeiro município do Estado a realizar o mapeamento socioeconômico dos povos tradicionais e de matrizes africanas

A importância na construção de identidade e cultural de um povo passar pelo reconhecimento da história e do povo original. E Cariacica é a cidade pioneira no Espírito Santo neste trabalho quando falamos de povos e comunidades tradicionais e de matrizes africanas. A cidade está realizando o mapeamento socioeconômico destes povos no território cariaciquense, com o objetivo de dar visibilidade e criar políticas públicas que os atendam.

Na noite desta segunda-feira (30), no auditório do Centro Cultural Frei Civitella, a Gerência de Igualdade Social, responsável pelo projeto, apresentou publicamente o trabalho que segue em andamento, os desafios de se implantar este estudo pioneiramente, e a importância de catalogar as informações em campo. Participam do mapeamento as secretarias de Assistência Social, Cultura, Educação e Saúde, que já identificaram, até o momento, 35 casas de terreiro e 23 grupos ciganos no território municipal. Essa conta deve chegar até 90 casas de terreiro, segundo os estudos, além de alcançar ainda quilombolas, pomerânos, indígenas, pescadores e ribeirinhos.

O idealizador do projeto é o gerente de Igualdade Racial do Município, Sandro Cabral, que além de gestor é representante dos povos de terreiros. Segundo seu diagnóstico, muitos destes povos não são alcançados pelas políticas públicas postas por não se reconhecerem pertencentes.

"Este processo está permitindo vermos que estas pessoas não interagem com as políticas praticadas hoje. Nós chegamos onde nem o IBGE chega, por isso a importância histórica do que estamos fazendo. Durante a pandemia, visitamos 23 grupos ciganos com pessoas que não tinham documentos e, por isso, não podiam receber auxílio do Governo Federal, nem tão pouco serem assistidos pelo município. Esta realidade será mudada", afirma o gestor.

Além da documentação de identificação do indivíduo, uma das medidas importantes é a regularização das casas e grupos, com CNPJ, alvará de funcionamento e Isenção de IPTU.

Estiveram presentes no evento representantes da Gerência de Políticas de Promoção de Igualdade Racial do Espírito Santo, do Conselho Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial de Cariacica, além do Conselho de Políticas de Promoção de Igualdade Racial do Espírito Santo, da OAB Cariacica, e de secretarias e autarquias municipais.

O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, lembrou que a administração pública deve ser feita para todos, e por isso deu prioridade ao tema durante a gestão. "Sabemos das dificuldades que nós, negros ou representantes de cada uma das minorias, enfrentamos. Dar vez e voz e garantir os direitos que são dados a outros é fazer política pública de verdade", concluiu Juninho.

A previsão de entrega do mapeamento é no primeiro semestre de 2021, visto que houve um atraso devido a paralização no período iniciapl da pandemia de Covid-19, que impediu o cumprimento do cronograma original.