‘Acessuas Trabalho’ promove debate sobre o empoderamento da mulher negra

IMG_9145O empoderamento feminino é um tema recorrente na atualidade. Pensando na importância deste debate, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do programa Acessuas Trabalho, realizou na tarde desta quinta-feira (28) uma palestra sobre o "Empoderamento da mulher negra e o mercado de trabalho”. A ação foi realizada no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Nova Rosa da Penha, onde reuniu grande parte das mulheres da comunidade.

A responsável por conduzir a palestra foi a presidente do Fórum Nacional de Mulheres Negras do Espírito Santo, Adriana Silva, que deu destaque para a luta pela igualdaIMG_9155de de gênero e raça na sociedade, em especial no mercado de trabalho. “Trabalhar o empoderamento é começar desde agora a intensificar esse sentimento em nós e nas nossas crianças”, destaca Adriana.

Técnica da equipe do Acessuas, Elba Miranda falou da importância de em citar o poder da mulher negra nas comunidades.  “O objetivo é trazer o tema para que as pessoas entendam os desafios da mulher negra no mercado de trabalho e principalmente que saibam que há espaço para ela no mercado e na sociedade em geral, além de incentivar esse público para que acredite na própria capacidade, lute pelos direitos e encontre a autoestima”, conta.IMG_9158

Além da palestra, a especialista em tranças e cabelos afros Elis Gonçalves, também moradora de Cariacica, ensinou as participantes sobre como fazer amarrações com turbantes, e ainda produziu a mulherada com os acessórios de cabelo. “Fundei o projeto comunitário Multiplicar Ações e levo para todo estado oficinas de turbante e tranças. O convite da equipe do Acessuas possibilita que as mulheres de Nova Rosa da Penha possam aprender esse novo ofício para gerar renda e até mesmo passar o conhecimento para outras mulheres”, conclui.

 

Acessuas Trabalho

O Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – ‘Acessuas Trabalho’ tem como objetivo orientar os usuários da política nacional de assistência social sobre questões relacionadas ao mundo do trabalho, além de promover atividades que possibilitem o cidadão a reconhecer suas potencialidades e viabilizar o acesso dos usuários atendidos nos Cras a direitos e serviços. As ações realizadas nos Cras são oficinas sequenciais e continuadas com intuito de promover vivências, conhecer o ambiente corporativo e promover palestras e rodas de conversa.

Confira o cronograma de atividades para o mês de junho:































































OFICINAS DATAS HORÁRIO LOCAL
Marketing Pessoal e Habilidades Administrativas 29 de junho 9h e 15h Cras de Itacibá
Grafite Empreendedor 30 de junho 9h Instituto Aprender Cultura  (Flexal II)
Alcançando Suas Metas (Com Workshop de Unhas De Gel) 03 e 04 de julho 13h Cras de Sotelândia
Elaboração de Currículo 03, 05 e 09 de julho 10h e 14h Cras  de Padre Gabriel
Autoestima E Mercado de Trabalho 03 de julho 14h Cras de Nova Rosa da Penha – Praça CEU
Marketing Pessoal e Habilidades Administrativas 06 de julho 9h e 15h Cras de Itacibá
Ingresso no Mercado de Trabalho (com curso de Designer de Sobrancelhas)  02, 09, 16 e 23 de julho  8h Cras  de  Sotelândia - Parceria Studio Rosy Gadioli
Autoestima e Mercado de Trabalho 03 de julho 14h Cras de Nova Rosa da Penha – Praça CEU