Violência contra a mulher combatido com informação

A violência é uma realidade que aflige a muitas mulheres e a falta de discussão sobre este tema é uma potencializadora deste cenário triste. Mulheres como Jéssica Ramos da Silva, 27 anos, mãe de dois filhos, que hoje se lembra dos momentos de maior angústia antes de aconselhar a outras mulheres vítimas. Ela foi uma das participantes de uma palestra realizada pela Coordenação dos Direitos da Mulher (Codim), realizada na Praça CEU, em Nova Rosa da Penha II.


Jéssica conta que foram quatro anos sofrendo todos os tipos de violência do ex-companheiro e pai do filho mais velho. Durante este período, chegou a buscar ajuda, mas tinha medo por conta das ameaças praticadas por ele. Até que num dia saiu com destino a uma consulta de rotina, mas se dirigiu à delegacia, onde prestou queixa. Daí em diante, foi viver num abrigo e reconstruir a vida.


"Saí da minha casa, mas não tinha mais condições de viver lá. Na palestra vi a história da minha vida. As ameaças a mim e ao meu filho é o que não me permitiam agir antes. Meu ex-companheiro tinha problemas com drogas e álcool que o tornavam muito agressivo. Eu não tinha vida", conta, lembrando deste passado. Hoje, após ele ter passado por um tratamento mantém amizade.


A palestra foi realizada pela coordenadora dos Direitos da Mulher, Lourdes Bernadete Assis Zanon, com o objetivo de alertar e falar sobre a importância de não se calar diante de um ato de violência. Saber a quem recorrer também é importante, reforça, elencando a Delegacia da Mulher e o Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) como os principais pontos de apoio.


Eventos Praça CEU


A palestra é parte de uma série de eventos para a comunidade de Nova Rosa da Penha e bairros vizinhos. Além da palestra outros serviços do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) oferece serviços no local. haverá também programação esportiva com ginástica para todos, atendimento na biblioteca e sessões de cinema do Cine CEU. Confira mais sobre a programação:



Ginástica para todos


Quando: segunda, quarta e sexta-feira


Horário: 8h às 9h


Local: quadra poliesportiva



Cine CEU


Todas as sextas-feiras, às 15h30


Projetos Sociais


O espaço Praça CEU conta com projetos sociais que atuam semanalmente, das 19h às 21h30, de segunda a sexta-feira. Aos sábados com horários agendados